imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Pantanal no Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




PANTANAL NO ESTADO DO MATO GROSSO






Catedral de Cáceres, imponente Catedral reconstruída três vezes. Começou a ser construída em 1919, e as obras duraram até 1965. Praça Barão de Rio Branco. Fone: 65 3223-4443.


Marco do Jauru, localizado na cidade de Cáceres, é um monumento de expressivo conteúdo histórico, representava a fronteira entre os territórios portugueses e espanhóis, demarcados a partir do Tratado de Madri de 1750. É uma peça que veio desmontada da Europa, constituído de uma pirâmide quadrangular. Foi assentado na foz Rio Jauru e permaneceu por mais de um século no mesmo local, em 1883 com a retomada de Corumbá pelo Tenente Coronel Antônio Maria Coelho, o monumento é trazido para o Largo da Matriz, hoje Praça Barão de Rio Branco.






























Água Milagroso. O caminho para esta exuberante Dolina, termo geológico que significa um afundamento de terreno numa região de rochas calcárias, é muito belo. A Dolina é um lago circular cercado por paredões de todos os lados. Para descer até a água, utiliza-se uma escada íngreme. A água do lago tem suposto poder medicinal. O lago possui 183m de profundidade. Durante a seca, as águas ganham coloração azulada. Na cheia as águas ficam esverdeadas. A 22 km de Cáceres, sendo 12 km de estrada de terra para Barra do Bugres e 10 km por estrada de terra ruim com várias porteiras no caminho.



Sede da Fazenda Jacobina - Sede da Fazenda Descalvado



Fazenda Jacobina - O português Leonardo Soares de Souza, que, em 1772, requereu à Coroa as terras conhecidas como Jacobina, foi convocado, em 6 de outubro de 1778, para subscrever a ata de fundação de Vila Maria de Portugal, hoje Cáceres. Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila - Maria, era genro de João Pereira Leite que, por sua vez, era genro de Leonardo Soares de Souza. O filho de João Pereira Leite, João Carlos, partindo da Jacobina, transpôs o rio Paraguai, e fundou a fazenda Descalvado “que logo povoou de milhares de cabeças de gado". João Carlos está ligado ao herói da revolução baiana conhecida como Sabinada. Segundo os historiadores, Sabino Vieira, condenado ao degredo em 1838, adoeceu na vizinhança da Jacobina, e caiu nas graças do major João Carlos. Sabino Vieira morreu na Jacobina em 1846.



Pescaria com Chalana - Prédio da Usina Ressaca




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO