Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Trindade -Goiás

  

 

 

 

 

 

Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog

 

  Região Centro-Oeste   Goiás    Telefones Úteis    Eventos            Caiapônia  -  Corumbá  -  Cristalina  -  Formosa  -  Trindade

 

 

 

Propaganda 1

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

 

Basílica do Santuário do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade no estado de Goiás Brasil.

 

Trindade, fica distante de Goiânia 18 km e tem uma população de 97.491 habitantes. Sua origem dada por volta de 1840, é considerada a capital católica do estado. As novenas têm início 9 dias antes do primeiro domingo do mês de julho. Na ocasião, ocorre romaria de milhares de turistas e devotos, ao Santuário do Divino Pai Eterno, construído no alto da montanha, é visto por todas as pessoas que se aproximam da cidade.

Um dos pontos altos da Festa do Divino Pai Eternoé à entrada e desfile dos carreiros, vindos de vários lugares do interior do estado de Goiás. Eles participam do tradicional desfile de carros de boi. A Rodovia dos Romeiros é uma das únicas temáticas em todo o mundo. Na década de 1830, o casal mineiro Constantino Xavier e Ana Rosa migrou para as proximidades do córrego Barro Preto, onde encontraram em torno de 1840 um medalhão de barro no qual estava representado a “Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria”. A partir daí grupos de famílias vizinhas do casal começaram a rezar um terço, em devoção ao Divino Pai Eterno, alguns anos mais tarde Constantino construiu uma capela de buriti, no mesmo local onde hoje é o Santuário Velho.

A lei municipal n. 5 de 12 de Março de 1909, cria o distrito de Barro Preto e altera seu nome para Trindade.  Em 1911 e 1912 foi construído o atual Santuário “velho” (Igreja Matriz). O distrito de Trindade foi elevado a categoria de Vila Velha pela Lei n.º 662 de 16 de julho de 1920, cuja instalação se deu em 31 de agosto de 1920, tendo seu território desmembrado de Campinas e ficando a ele anexado o distrito de Ribeirão. Sete anos depois, em 1927 através da lei estadual nº 825, de 20 de julho, sua sede é elevada à categoria de Cidade. Trindade,  através do decreto lei estadual nº 1233, de 31 de outubro de 1938, teve seu território incorporado à Goiânia e através do decreto lei estadual nº 8.305 de 31 de dezembro de 1943 o município de Trindade foi restaurado recuperando sua autonomia política, porem a configuração territorial não era a mesma, parte de suas terras tornaram-se distritos de Goiânia e para o município de Inhumas.

 

 

 Mapa de localização dos municípios de Goiânia e Trindade.

 

Período das romarias ao Santuário do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade no estado de Goiás.

 

Igreja Matriz da cidade de Trindade.

 

Romaria à Basílica do Santuário do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade.

 

Desfile de Carros de Boi durante as festividades em louvor ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade em Goiás.

 

Fotos da cidade de Trindade no estado de Goiás Brasil.

 

Rodovia dos Romeiros entre Goiânia e Trindade Via Sacra na cidade de Trindade.

 

Coreto Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Trindade.

 

 

 

 

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 15/12/14.

 

 

Propaganda L3