Início         Copas do Mundo   Alfabetos     Bibliotecas     Museus     Teatros    Biomas    Mapas    Contato     Radio    Orações

                             

Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Três Lagoas

 

 

 

 

 

 

 

 

  Região Centro-Oeste    Mato Grosso do Sul    Telefones Uteis   Eventos                Bela Vista  -  Três Lagoas  -  Bonito - Águas - Grutas

 

 

2

3

 

 

 

 

 

Compartilhar

 

Vista aérea da cidade de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul.

 

 Três Lagoas é um município do Mato Grosso do Sul, fica distante de Campo Grande 340 km, sendo a quarta cidade mais populosa do estado com 85.000 habitantes. Seu nome se originou das três lagoas que existem na região é banhada pelos rios Paraná e Sucuriú por isso conhecida como “Cidade das Águas”. Foi sede do Brasil Open de Jet Ski, mostrando assim sua vocação para esportes aquáticos.

Três Lagoas recebe turistas de diversas partes do Brasil para atividades pesqueiras e conhecer o Pantanal. Além da beleza natural Três Lagoas tem seu Patrimônio Cultural, Estátua do Cristo, antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Cemitério do Soldado, Obelisco, Ponte Francisco Sá, Relógio Central, entre outros. Os Eventos locais também são marcantes, como a Festa do Folclore (junho), Fantazém (festa à fantasia) e Festa do Queijo e do Vinho (julho), Cavalgada Sul-Matogrossense e Três Lagoas Moto Show (agosto), Expoflôres e Festa do Hawai. 

A história de Três Lagoas começou em 1829 com a entrada do sertanista Joaquim Francisco Lopes, de acordo com relatos no Instituto Histórico Brasileiro. Explorações completas foram realizadas na região entre 1830 e 1836. Em 1885, vários fazendeiros se estabelecem na região e a pouca comunicação entre o destacamento do Governo Imperial em Itapura, às margens do rio Tietê, e os sertanistas do Mato Grosso.  

Em 1889, a posse da Fazenda das Alagoas foi então dada a Antônio Trajano dos Santos que se estabeleceu próximo a maior das três lagoas e doa terras para a formação do “Patrimônio de Santo Antônio das Alagoas”.          

O distrito foi criado pela lei nº 656 de 12 de junho de 1914, pertencente a Sant'Anna do Paranaíba. A Vila de Três Lagoas cria-se pela lei estadual nº 706, de 15 de junho de 1915, ainda parte da Comarca de Paranaíba, mas, emancipada politicamente. Torna-se município em agosto do mesmo ano de 1915. No dia 8 desse mês, são realizadas eleições para a presidência da Câmara Municipal, tendo sido eleito para presidente da mesma o coronel Antônio de Sousa Queirós e para vice-presidente o advogado Generoso Alves Siqueira. O desmembramento da comarca de Paranaíba acontece em 27 de dezembro de 1916, através do Decreto de Lei nº. 768, tomando posse do município as autoridades nomeadas pelo Governador do Estado. A vila de Três Lagoas recebe foros de cidade pela Resolução nº. 820, de 19 de outubro de 1920, durante o governo de Dom Francisco de Aquino Corrêa. Comemora-se, no entanto, em 15 de junho, a emancipação política de Três Lagoas.

 

Mapa de localização dos municípios de Campo Grande e Três Lagoas.

 

Vista aérea da cidade de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil.

 

 

Vista da cidade de Três Lagoas  mostra ao fundo lagoa Maior.

 

 

Igreja Santo Antonio e fonte Japonesa na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil.

 

 

Lazer no rio Paraná no município de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste.

 

 

Rio Sucuriú no município de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil.

 

 

Lanchonetes perto da Lagoa Maior na cidade de Três Lagoas no estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 04/07/14.