imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE TESOURO


Cidade de Tesouro no estado do Mato Grosso na região Centro Oeste do Brasil, vista do Morro de Santa Luzia.


Tesouro fica distante da capital Cuiabá 370 km, tem uma população, estimada em 2016, de 3.666 habitantes sendo a área territorial do município de 4.188,092 km². Tesouro tem como fonte de economia a agropecuária, tem um grande potencial turístico, com suas cachoeiras, festival de praia no rio das Garças e seus garimpos abandonados, que degradaram a transformaram a paisagem da região, podem ser visitados.

Antônio Cândido de Carvalho, sertanista desbravou, toda a região banhada pelos rios Araguaia, São Lourenço e das Garças, pouco antes de 1897, região que ele julgava riquíssima em campos pastoris, diamante e ouro. Antônio Cândido abriu caminho para criadores, seringueiros e aventureiros de toda a espécie, fixaram-se ali, dando inicio a várias povoações, como as de Lageado, Cassununga, Tesouro e outras. Em 1909, apareceu na fazenda Boa Vista, de propriedade de João José de Moraes Cajango, um grupo de extratores de borracha de mangabeira, obedecendo ao comando de Feliciano Cezilio de Souza; eram João Cezélio, José Licio de Araújo e José Luiz. Orientados por Cajango, profundo conhecedor da região, os seringueiros resolveram explorar o rio das Garças, acharam diamante nas terras banhadas pelo Rio Cassununga. Descobertos os monchões, a cata dos diamantes tornou-se intensa, dando origem ao povoado de Cassununga.

A corrutela de Tesouro surgia logo após, com uma população sempre crescente, composta não só de garimpeiros, mas também de agricultores e pecuaristas. No período de 1925 a 1932, o desenvolvimento dos povoados de Tesouro e Cassununga, sentiram os efeitos da luta política desenvolvida entre Morbeck e Carvalho e, posteriormente, o aparecimento na região das forças revoltosas de Luiz Carlos Prestes e Siqueira Campos. Pela Lei nº 664, de 10-12-1953, do Governo do Estado, alterada pela Lei nº 370, de 31-07-1954, da Assembléia Legislativa do Estado, criou-se o Município de Tesouro, o qual figura com três Distritos: Tesouro Sede, Cassununga e Batovi.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. Tesouro.






























Rio das Garças na cidade de Tesouro Mato Grosso Brasil



Piscina natural no leito do rio Bora na cidade de Tesouro



Vista da cidade de Tesouro no estado do Mato Grosso na região Centro Oeste do Brasil.



Cachoeira do Jatobá no distrito de Batovi no município de Tesouro no estado do Mato Grosso, Brasil.



Cachoeira da Fumaça no distrito de Batovi município de Tesouro.



Portal do Tesouro na cidade de Tesouro no estado do Mato Grosso.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO