imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE TEFÉ


Vista aérea da cidade de Tefé no estado de Amazonas na região Norte do Brasil.


Tefé cidade do estado do Amazonas na região Norte do Brasil, esta distante da capital Manaus 575 km e distante 2.310 km de Brasília, tem uma população, prevista em 2016, de 62.230 habitantes e uma área territorial de 23.692,223 km².

A partir de 1718, Frei André da Costa, temendo novos ataques dos espanhóis, subiu a cabeceira do rio Tefé, onde encontrou um lago, fixando-se na margem direita deste com seus seguidores peregrinos. Tefé foi elevada é categoria de vila em 1709, título concedido pelos portugueses. A vila passou a chamar-se Vila de Ega, e fazia parte da Capitania de São José do Rio Negro. Em 1787, os português Manoel Lobo d'Almada assumiu a capitania de São José do Rio Negro e deu início à expulsão dos espanhóis. Em 1833 o governo da província do Grão-Pará obtém o controle de Ega, devido a delimitação territorial feita entre Portugal e Espanha. O Grão-Pará ignorou a denominaçãoo Vila de Ega e restituiu o nome da região para Tefé. Em 1850, o Amazonas é desmembrado do Grão-Pará e elevado à categoria de província, sendo que Tefé passou a fazer parte da nova província. Cinco anos depois, em 1855, o Governo da Província do Amazonas elevou Tefé à categoria de cidade.

O município possui grandes áreas de cultivo da mandioca para produção de farinha, conhecida como a "Farinha do Uarin", são produzidas toneladas de farinha de mandioca para abastecer a cidade de Manaus. A produção de pescado possui grande destaque na economia local. A cidade de Tefé fica localizada próxima as maiores áreas de pesca do Amazonas, devido a isso, é grande a quantidade de pequenas empresas instaladas em flutuantes relacionadas a venda e compra de pescado, principalmente peixes lisos, tambaqui e pirarucu, que é vendido tanto para mercado interno com externo.




Mapa de Localização do município de Manaus e Tefé.




Catedral de Santa Tereza de Ávila na prelazia na cidade de Tefé no estado do Amazonas.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Antigo Seminário na cidade de Tefé. Foto: Cezar Mario Rech.



Igreja fundada pelos esperantinos em 1897 no município de Tefé.



Foto do centro da cidade de Tefé, no estado do Amazonas, Brasil.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Centro Esperantino na cidade de Tefé no estado do Amazonas na região Norte do Brasil.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Desfile em frente a sede da prefeitura de Tefé.



Praça na cidade de Tefé, Amazonas, Brasil.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Águas do rio Solimões que banham a cidade de Tefé.



Barco navegando nas águas do rio Solimões transportando passageiros para a cidade de Tefé.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO