imagens-simbolos-do-estado-do-acre

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Acre - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE SENA MADUREIRA


Vista aérea da cidade de Sena Madureira no estado do Acre na região Norte do Brasil.


Sena Madureira fica distante da capital Rio Branco 140 km e tem uma população, estimada em 2016, de 42.451 habitantes e sua área territorial é de 23.753,052 km². As terras do atual município faziam parte do Seringal Santa Fé. Em 25 de setembro de 1904, o governo brasileiro organizou o Território do Acre e o General Siqueira de Menezes fundou a cidade às margens dos rios Iaco e Caeté para servir de capital para o departamento que iria dirigir. O município de Sena Madureira obtém sua autonomia pelo Decreto Federal nº 9.831 de 23 de outubro de 1912 e serviu de sede provisória para a Prefeitura do Alto Purus.

No período de 1913 a 1915 a cidade funcionou como verdadeira capital do Acre, sendo sede administrativa de inúmeros órgãos públicos, mas em 1920 perdeu essa posição, ficando apenas com a sede municipal. Mais conhecido como a Princesinha do Acre. Seu nome é uma homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai. Além do extrativismo vegetal, as atividades de caça e pesca são o principal meio de subsistência da população, sem danos ao meio-ambiente.



Mapa de Localização do município de Sena Madureira Ac.



Navio da Marinha Brasileira atracado na cidade de Sena Madureira no estado do Acre.



Fruto da castanheira, Castanha do Pará, fruto e amêndoas colhidos no município de Sena Madureira.



Instituto Santa Juliana na cidade de Sena Madureira - Museu.



Igreja católica da cidade de Sena Madureira.


    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO