imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA


Vista aérea da cidade de São Félix do Araguaia no estado do Mato Grosso na região Cento Oeste do Brasil.


São Félix do Araguaia fica distante da capital Cuiabá 1.160 km, tem uma população, prevista em 2016, de 11.209 habitantes sendo a área territorial do município de 16.713,466 km². Juscelino Kubitschek foi um dos amantes do Araguaia e de São Félix. Getúlio Vargas, em 1942, construiu uma base militar da FAB na ilha do Bananal. Mais tarde, Juscelino fez um belíssimo hotel para acomodar ilustres visitantes, o hotel JK, hoje em ruínas, mas ainda espelhando um tempo alegre e esperançoso.

Em 23 de maio de 1941 desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famálias provenientes do estado do Pará. Iniciando-se um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios Karajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal. A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942. Na margem direita do rio Araguaia vivia o pacífico povo indígena Karajás. Com a descida dos índios Xavantes para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix com território vinculado ao município de Barra do Garças. Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da lei estadual nº 3689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. São Félix do Araguaia.




Temporada de praias no rio Araguaia na cidade de São Félix do Araguaia.



Orla do rio Araguaia na cidade de São Félix do Araguaia.



Banhistas nas praias do rio Araguaia na cidade de São Félix do Araguaia.



Restaurantes na orla do rio Araguaia na cidade de São Félix do Araguaia.



Restaurante flutuante nas aguas do rio Araguaia na cidade de São Félix do Araguaia.



Catedral Nossa Senhora da Assunção na cidade de São Félix do Araguaia.



Museu na cidade de São Félix do Araguaia.



Índios karajás na cidade de São Félix do Araguaia.



Aldeia Diauarum no município de São Félix do Araguaia.



Aldeia Wavi no município de São Félix do Araguaia.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO