imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Pantanal no Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




PANTANAL NO ESTADO DO MATO GROSSO




Mapa dos rios do estado do Mato Grosso


Rio Araguaia principal afluente do Tocantins, nasce na serra do Caiapó, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, numa altitude aproximada de 850m. A ilha do Bananal é um acidente importante no rio. Está situada, aproximadamente entre os km 760 e 1156 e entre os dois braços do rio Araguaia, possuindo uma área de cerca de 20.000 Km2, além de belas praias, tem peixe para todo gosto e pescaria. Foto - Matheus.



Rio Araguaia na divisa dos estados de Mato Grosso e Tocantins próximo a cidade de São Félix do Araguaia e a Ilha do Bananal; Gustavo pescou uma Pirarara de 46 kgs e o Matheus um Pirarucu com uns 50 kgs. Fotos - Matheus Tostes Cardoso.




Rio Cuiabá sua bacia abrangendo cerca de 100.000 km2, percorrendo 828 km até chegar ao rio Paraguai, abrange 13 municípios, com 835.060 habitantes. Cerca de 84% desta população concentra-se nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.


Rio Juruena, afluente do rio Tapajós, banha o estado de Mato Grosso. Ele passa pelo município de Juruena, com belas águas caudalosas, lindas praias de água doce e os peixes são grandes e abundantes.


Rio Paraguai, é um rio internacional que nasce no Brasil na Chapada dos Parecis, no estado de Mato Grosso e passa o estado de Mato Grosso do Sul. O rio faz fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai. Percorre um trajeto de cerca de 2.621 km até sua foz, no rio Paraná. Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 Km. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se satisfatoriamente a partir de Cáceres (passando por Corumbá - MS) até a foz do rio Apa.


Rio Teles Pires, sua bacia ocupa uma área de aproximadamente 146.600 km2 incluindo os estados de Mato Grosso e Pará, que utilizam os recursos hídricos da bacia para o abastecimento público, agropecuária, pesca, turismo, lazer e produção industrial. O Teles Pires tem suas nascentes no município de Primavera do Leste e suas águas banham dois importantes biomas brasileiros: o cerrado e a floresta amazônica.


Rio Xingu nasce no estado de Mato Grosso, segue no estado do Pará e deságua próximo à foz do rio Amazonas. Na região de sua cabeceira fica o Parque Indígena do Xingu, o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no parque.

As nascentes do Rio Xingu estão situadas em altitudes de 600m, na junção da Serra do Roncador com a Serra Formosa. Sua extensão total é de 2.045Km, sendo 1.815Km com a denominação Xingu. A bacia hidrográfica do rio Xingu abrange uma área de 531.250 Km2 .


Salto Dardanelos no rio Aripuanã, fica na área urbana da cidade de Aripuanã, é um a sucessão de inúmeras cachoeiras em um desnível de 150 metros, sendo um dos mais belos cartões postais do Mato Grosso.



O Lago do Manso está localizado a 86 km de distância de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso; foi formado pelo represamento das águas do rio Cuiabá pela barragem da usina hidrelétrica do Manso. A grande extensão do lago, com área de 42 mil ha, possibilita uma opção de turismo e lazer no estado, principalmente a prática de esportes aquáticos e a criação de condomínios de veraneio.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO