imagens-simbolicas-do-estado-de-goias

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado de Goiás - Turismo e Cultura no Brasil




RIOS NO ESTADO DE GOIÁS


Mapa de rios no estado de Goiás.


O rio Paranaíba é o principal afluente do rio Paraná. Nasce na serra da Mata da Corda, município de Rio Paranaíba no estado de Minas Gerais, na altitude de 1.148 m. Tem aproximadamente 1.070 km de curso até a junção ao rio Grande, onde ambos passam a formar o rio Paraná, faz a divisa de Goiás e Minas Gerais; tem varias hidrelétricas, como Cachoeira Dourada, São Simão, Anhanguera e Emborcação. O rio Paranaíba é conhecido principalmente pela sua riqueza diamantífera e pelas grandes possibilidades hidrelétricas que apresenta. Navegando nos rios goianos descobre-se a cultura e o turismo existentes no estado de Goiás.




O rio Araguaia é o principal afluente do rio Tocantins, nasce na serra do Caiapó, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, numa altitude aproximada de 850m. Corre quase paralelamente ao rio Tocantins e nele desemboca, após percorrer cerca de 2.115 km, na cota de 84m. Os 450 km compreendidos pelo Alto Araguaia apresentam um desnível de 570m. O médio Araguaia sofre um desnível de 185m nos seus 1.505 km de extensão. O baixo Araguaia, nos seus últimos 160 km, até o foz, tem um desnível de 11 m.

A ilha do Bananal é um acidente importante no rio. Está situada, aproximadamente entre os km 760 e 1156 e compreendida entre os dois braços do rio Araguaia, possuindo uma área de cerca de 20.000 km2. O braço menor é chamado de rio Javaés.



Lazer, turismo e cultura no rio Araguaia no estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil.



Pescaria do peixe Piraíba ou Filhote no rio Araguaia no estado de Goiás, Brasil.



Turismo e cultura do Brasil. Rio Corumbá é um rio goiano, deságua no rio Paranaíba, tem varias PCHs e lindas cachoeiras.



Rio Paranâ é um rio sinuoso e caudaloso, nasce no planalto central e deságua no rio Maranhão no estado do Tocantins.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO