imagens-simbolos-do-estado-do-para
imagens-simbolos-do-estado-do-para

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Pará - Turismo e Cultura no Brasil




RIOS DO ESTADO DO PARÁ

O rio Pará é um curso de água situado no estado homônimo, no Brasil, ao canal sul do rio Amazonas (na região de seu delta) que o liga ao rio Tocantins. Este é o limite natural sul da ilha de Marajó.

Considera-se que o "rio Pará" é o braço do rio Amazonas que corre ao sul da ilha de Marajó, recebendo as águas do Tocantins. A continuação do rio Amazonas seria apenas o canal norte, que corre a oeste da ilha, banhando a cidade de Macapá. Apesar de popularmente considerado, o Pará não é efetivamente um rio, mas um paraná (canal natural) do Amazonas.

O rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e desagua no rio Amazonas, ainda no estado do Pará, em frente à cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento. A maior parte de seu percurso está no estado do Pará, mas a parte superior (sul) faz a divisa dos estados do Pará e Amazonas.

Rio Tocantins, era o nome de uma tribo indígena que habitou as margens do rio. Significa em tupi, grafado tu' ka tim, 'bico de tucano, nariz de tucano, em referência ao nariz aquilino dos indígenas dessa tribo. Rio Tocantins tem 2.416km de extensão; corre no sentido de Sul para Norte, ligando a Amazônia ao Planalto Central, onde nascem os seus dois formadores: O rio das Almas, oriundo da serra dos Pirineus (Goiás), e rio Maranhão, da Serra Geral do Panará.

O Tocantins atravessa os estados de Goiás e de Tocantins, separando este último, no extremo norte, do Maranhão. Ao receber pela esquerda o Araguaia, penetra em terras paraenses, onde desemboca num amplo estuário, recebendo o nome de rio Pará.

Rio Xingu nasce no estado de Mato Grosso, segue no estado do Pará e deságua próximo à foz do rio Amazonas. Na região de sua cabeceira fica o Parque Indígena do Xingu, o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no parque.

As nascentes do Rio Xingu estão situadas em altitudes de 600m, na junção da Serra do Roncador com a Serra Formosa. Sua extensão total é de 2.045Km, sendo 1.815Km com a denominação Xingu. A bacia hidrográfica do rio Xingu abrange uma área de 531.250 Km2 .