Acre artesanato Acre capital                                                    Acre capitalpraça

Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Cidade de  Rio Branco - Acre

                                               

 

Rio Branco    -    Cultura    -    Lazer

Rio Branco    -    Brasiléia    -    Cruzeiro do Sul    -    Feijó    -    Sena Madureira    -    Tarauacá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Centro Político Administrativo na cidade de Rio Branco no estado do Acre na região Norte do Brasil.

  Distância para - Brasília 3125 km - São Paulo 3605 km - Fortaleza  5396 km - Porto Alegre  4196 km

 

   Mapa de Localização do município de Rio Branco AC.

 Rio Branco, a capital do Estado do Acre (o nome Acre origina-se de Áquiri, transcrita pelos exploradores desta região da palavra Uwakuru do dialeto dos índios Ipurinã.), foi fundada em 28 de dezembro de 1882, com o nome de Seringal Empreza pelo cearense Neutel Maia. Em 1904, após a anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre.

Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1913 tornou-se município. Em 1920 capital do território do Acre e em 1962 à capital do estado. Rio Branco é o centro administrativo, econômico e cultural da região. É cortado pelo rio Acre, que divide a cidade em duas partes, denominadas, Primeiro e Segundo distritos.

Tem uma população de aproximadamente 302.000 habitantes, uma economia de subsistência, baseada no emprego no serviço publico e no extrativismo.

 

               Vista parcial da região central da cidade de Rio Branco capital do estado do Acre, Brasil.

 

 

            Centro histórico da cidade de Rio Branco capital do estado do Acre na região norte do Brasil.

 

 

 Centro histórico da cidade de Rio Branco capital do Acre - GAMELEIRA - Data de 1882, quando acampou o desbravador Neutel Maia, fundador do Seringal Empreza, origem de Rio Branco. A gameleira é uma frondosa árvore com mais de 2,5m de diâmetro no tronco, com mais de 20 metros de altura e, com o sol a pique, sua sombra tem por volta de 30m de diâmetro. Foi testemunha de duas batalhas da revolução acreana. Tombado monumento histórico pelo Dec. Municipal nº 752, de 28 de dezembro de 1981.

Com a construção do novo calçadão e a reurbanização do sítio histórico do 2º Distrito a gameleira transformou-se em ponto de encontro, de entretenimento e de um bom papo. Localização: Rua Cunha Matos – 2º distrito.

 

                Aeroporto Internacional da cidade de Rio Branco capital do estado do Acre.

 

 

                       Avenida Antônio da Rocha Viana na cidade de Rio Branco no estado do Acre.

 

 

                  Obelisco, fonte e assembléia legislativa do estado do Acre na cidade de Rio Branco.

 

 

                            Quartel da Policia Militar do estado do Acre na cidade de Rio Branco.

 

 

MERCADO VELHO – Construído na Década de 20, do século passado, na gestão do governador do território, Hugo Carneiro. Foi uma das principais construções em alvenaria da época. Passou por uma obra de revitalização que resgatou a importância do espaço e levou a população a visitá-lo com mais freqüência.

No prédio do novo Mercado Velho, os antigos comerciantes, muitos com quarenta anos de atuação no local, foram mantidos em suas vendas, bazares, lojinhas de ervas e produtos religiosos. No local, também funcionam pensões, lanchonetes cafés e uma loja de artesanato. Localização: margem esquerda do Rio Acre, na Avenida Epaminondas Jácome – Centro.

 

       Fotos do interior do Mercado Velho, no centro histórico da cidade de Rio Branco no estado do Acre.

 

 

IGREJINHA DE FERRO – Idealizada pelo proprietário do Seringal Bom Destino, Joaquim Victor, para cumprir promessa a Nossa Senhora, caso Plácido de Castro saísse vitorioso na Revolução Acreana juntamente com seus seringueiros. Foi construída com chapas galvanizadas pré-fabricadas na Alemanha e montada por dois engenheiros alemães. Único marco histórico-religioso da Revolução Acreana. Horário: de 2ª a 6ª feira das 07h30 às 17h. Localização: 4º Bis, Rua Colômbia, 708 – Bosque. Tel.: 3216-2964.

 

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ – Foi inaugurada em 1959, em estilo romano-basilical, com três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na parte inferior. Possui um mausoléu com os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Maria Mattioli. Aberta de   2ª a 6ª feira  das 7h às 12h e das 14h30 às 20h; sábado das 6h às 12h e das 17h às 20h30 e domingo das 6h às 9h30 e das 16h às 20h30. Localização: Praça da Catedral, nº 8 –  Centro. Tel. (68) 3224-1932.

 

PALÁCIO RIO BRANCO – Construído em 1930 com projeto de Alberto O. Massler, no governo de Hugo Carneiro; seu desenho arquitetônico foi inspirado na arquitetura grega seguindo o estilo grave e majestoso da ordem jônica, tendo sua fachada ornamentada por quatro imponentes colunas terminadas em capitéis de fino traçado. Foi recentemente revitalizado e parte do prédio ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano. Horário: 3ª a 6ª feira de 8h às 18h, sábado e domingo de 16h às 21h. Localização: Praça Eurico Gaspar Dutra, s/n. – Centro – tels.: (68) 3223-9240/9241/9262.

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001 [MadPaz]. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 27/01/11.