imagens-simbolos-do-estado-do-acre

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Acre - Turismo e Cultura no Brasil

PROPAGANDA,
AQUI O MELHOR



CIDADE DE RIO BRANCO LAZER

PARQUE DO TUCUMÃ - Com um estilo similar ao do Parque da Maternidade, está inserido numa região entre os bairros Tucumã e Universitário. O parque tem cerca de 3.600 metros de extensão abrangendo a estrada Dias Martins, estendendo-se até o acesso à estrada do novo aeroporto, e à direita, numa faixa de 1.100 metros, chega ao conjunto Ruy Lino. Possui pistas sinalizadas para veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, playground, quadras de esportes, praças namoradeiras e quiosques para lanches. O parque é muito utilizado pela população para prática de caminhadas.


PARQUE URBANO CAPITÃO CIRÍACO: O local pertenceu ao Capitão Ciríaco Joaquim de Oliveira, um dos integrantes do grupo que promoveu a Revolução Acreana. Considerado de grande valor histórico, foi transformado, em agosto de 1994, em um espaço de proteção ambiental e cultural. Nos seus 4,6ha, possui vegetação nativa com frutíferas regionais e aproximadamente 600 seringueiras.

Dispõe de equipamentos de esporte e lazer, escolinha de artes e uma casa retratando arquitetura da época, dedicada à memória da Revolução Acreana e do surgimento da cidade de Rio Branco. Horário: 2ª a sáb das 08h às 12h e das 14h às 18h. Av. Dr. Pereira Passos, 225 – 6 de Agosto.


PARQUE DA MATERNIDADE - Inaugurado em 28 de setembro de 2002, é a obra de maior expressão na cidade de Rio Branco com uma extensão de 6.000m, corta grande parte da cidade. Possui pista de rolamento para carros, ciclovias e calçamento para pedestres, playground, pista de skate, quadras de esportes, anfiteatro, praças, restaurantes e lanchonetes. É um lugar de descontração para um bom papo, lazer e estruturado para a prática de esportes.


PRAÇA EURICO GASPAR DUTRA – Onde se encontram as sedes dos poderes legislativo e executivo, é ponto central de manifestações culturais e políticas. Compõe o conjunto o “Obelisco aos Heróis da Revolução Acreana”, construído em 1937, e a “Fonte Luminosa” criada para a sagração de D.Julio Maria Matioli, primeiro bispo do Acre, em 25 de julho de 1948, ficando famosa como a fonte da sagração. Localização: entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Arlindo Porto Leal – Centro.

PRAÇA POVOS DA FLORESTA – Praça ornamentada com imponentes árvores, coretos adornados com paxiúba e cipó e grandes pórticos. Foi instituída para homenagear o líder seringueiro Chico Mendes, sendo representado por uma estátua do líder conduzindo uma criança, confeccionada em argila e bronze em tamanho natural. Encontra-se, ainda, o Centro de Atendimento ao Turista instalado no antigo “Bar Municipal”, edificado em 1945, funcionando de 2ª feira a domingo das 8h às 18h. Localização: Praça Povos da Floresta (prolongamento da Praça Eurico Gaspar Dutra).


PRAÇA DA REVOLUÇÃO CEL. PLÁCIDO DE CASTRO – Até os anos 20, essa praça não existia. O local era apenas uma área de mata do antigo campo do seringal empresa. No governo de Hugo Carneiro (1926-1930) a área de floresta teve que dar lugar a uma área aberta que foi denominada Praça Rodrigues Alves.

Só no governo de Guiomard Santos (1946-1950) a Praça Rodrigues Alves foi verdadeiramente urbanizada recebendo o seu traçado definitivo. Em 1964, com a reforma empreendida pelo primeiro governador eleito pelo povo acreano, José Augusto de Araújo, a Praça Rodrigues Alves Ganhou uma estátua do coronel gaúcho Plácido de Castro. Graças a isso, o povo passou espontaneamente a chamá-la de Praça Plácido de Castro.

Hoje, depois de uma existência de 80 anos, a velha praça, verdadeiro coração de Rio Branco, foi completamente reconstruída e modernizada num gesto de atenção e carinho com este local tão especial que testemunhou toda a história da cidade. Na praça, foi construído um monumento de 12 metros de altura em homenagem aos heróis anônimos da Revolução Acreana. Agora é chamada de Praça da Revolução Cel. Plácido de Castro. Localização: entre a Rua Rui Barbosa, Avenida Getúlio Vargas e Avenida Brasil - Centro.



Praça dos Tocos na cidade de Rio Branco capital do estado do Acre na região Norte do Brasil.



Praça dos Seringueiros na cidade de Rio Branco no estado do Acre.



Banda toca na praça na cidade de Rio Branco no Acre.



    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO