imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE PONTES E LACERDA


Vista aérea da cidade de Pontes e Lacerda no estado do Mato Grosso na região Cento Oeste do Brasil.


Pontes e Lacerda fica distante da capital Cuiabá 450 km, tem uma população, prevista em 2016, de 43.538 habitantes sendo a área territorial do município de 8.558,447 km². A região onde hoje do município de Pontes e Lacerda era inicialmente habitada por índios Nambikwaras. A origem do nome remete ao ano de 1786, quando dois cartógrafos e astrônomos formados pela Universidade de Coimbra, Portugal, desenharam os primeiros esboços da carta geográfica dos rios das bacias Amazônica e do Prata, passam pela localidade. Eram eles Antonio Pires da Silva Pontes, um mineiro, e Francisco José de Lacerda e Almeida.

Em 1906, foi construído o Posto Telegráfico de Pontes e Lacerda. Em 19 de Julho de 1909 o então governador do Estado Sr. Pedro Celestino Correa da Costa através do Decreto 227, reserva uma área de 3.600 has., para futura povoação na margem esquerda do Rio Guaporé, tendo como referência a Estação Telegráfica. Somente em 1947 é que chega para a localidade o Sr. Mariano Pires de Campos, sertanista mato-grossense acompanhado de alguns índios da etnia Pareci. Em 1954 a serviço da Companhia Sul do Brasil que vendia terras no vale do Guaporé/Jauru chega à localidade o engenheiro Ariel acompanhado do picadeiro Jorge Lemes, depois de concluídos os trabalhos, permanece residindo próximo a Estação Telegráfica. Em 1961 para a construção da estrada de rodagem rodovia BR 174, chega à localidade. Até 1976, Pontes e Lacerda era um povoado pertencente à cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, tornou-se distrito desta naquele ano, através da Lei Estadual 3.813. Finalmente em 1979, através da lei estadual 4.167, foi criado o município de Pontes e Lacerda.

Ainda no final da década de 80 e princípios da década de 90 do século passado, o garimpo do ouro foi muito fluente no município, aquecendo a economia local e movimentando toda a região. Hoje, a economia está baseada na produção de bovinos de leite e de corte, ocupando o quarto lugar no Estado de Mato Grosso, com mais de 700.000 cabeças, é um dos maiores exportadores de carne do estado, sendo detentor das primeiras colocações no ranking de qualidade genética do Brasil, e de produção de látex de seringueira (heveicultura), com processamento do produto in natura. Estão instalados, município, dois frigoríficos para abate de bovinos, três laticínios e uma usina de biodiesel a ser implantada.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. Pontes e Lacerda.






























Comercio no centro da cidade de Pontes e Lacerda no estado do Mato Grosso na região Centro Oeste do Brasil.



Câmara de vereadores do município de Pontes e Lacerda.



Igreja Matriz Senhor Bom Jesus na cidade de Pontes e Lacerda.



Industria frigorífica na cidade de Pontes e Lacerda.



UNEMAT - Universidade Estadual do Mato Grosso, campus na cidade de Pontes e Lacerda.



Rio Guaporé no município de Pontes e Lacerda no estado do Mato Grosso, Brasil.



Festival de Pesca no município de Pontes e Lacerda.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO