imagens-simbolos-do-estado-do-para
imagens-simbolos-do-estado-do-para

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Pará - Turismo e Cultura no Brasil

logo-firma-lingerie-linda



PARQUES NACIONAIS NO ESTADO DO PARÁ

O Parque Nacional da Amazônia, Unidade de Conservação de Proteção Integral, foi criado em fevereiro de 1974, pelo Decreto n° 73.683, como parte do Programa de Integração Nacional (PIN), logo após a construção da Rodovia Transamazônica, BR-230. O Parque Nacional da Amazônia situa-se no município de Itaituba, na região sudoeste do estado do Pará, e abrange ainda os municípios de Aveiro (PA) e Maués (AM). O Parque situa-se às margens do rio Tapajós e faz parte do mosaico de Unidades de Conservação da BR-163. Área: 1.084.895,62 hectares.



O Parque Nacional do Jamanxim, tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e de turismo ecológico. O Parque está localizado entre os municípios de Itaituba, Trairão e Altamira, no sudoeste do Pará, a 1.600 quilômetros da capital Belém. Área: 859.797 hectares.

Parque Nacional do Rio Novo, está localizado na região dos municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso, a 1.600 quilômetros de distância da capital paraense, Belém. Diploma legal de criação: Decreto s/n° de 13 de fevereiro de 2006. Área: 538.151 hectares.



Parque Nacional da Serra do Pardo, criado através do decreto de 17 de fevereiro de 2005, conta com uma área de 445.392 hectares. A área possui elementos naturais importantes como montanhas, diferentes tipos de vegetação, presença de rios, entre outros. Esta categoria de unidade de conservação permite abrir a área para visitação pública, apresentando potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo.

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, numa área de 3.867.000 ha, maior que vários países da Europa, a unidade foi criada em 2002, assegurando a preservação, atualmente se transformou num dos maiores patrimônios naturais da Amazônia e recebeu os títulos de maior unidade de conservação do Brasil e a maior área protegida de floresta tropical do mundo. O Parque abrange parte dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari; além de uma pequena porção do município de Almeirim, no Estado do Pará.