Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Amapá Parques








Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog


Região Norte - Amapá - Telefones - Eventos - Rios - Hotéis - Restaurantes - Albergues - Boates - Camping




logomarca-empresa-doca-27








Compartilhar

Turismo e Cultura no Brasil.


População indígena total no estado do Amapá: 4.950 . Povos:
Galibi
Galibi-Marworno
Karipuna
Palikur
Wajãpi
Wayana
Aparai
Tiriyó




Índio Karipuna                       Índias Kumarumãs                                    Índios Wayãpis



Mapa das áreas Protegidas e Reservas Indígenas no Estado do Amapá na Região Norte do Brasil.


O estado do Amapá tem o maior corredor de biodiversidade do país. Parques, reservas biológicas e terras indígenas servem de escudo contra o desmatamento e outras formas de degradação. O Corredor de Biodiversidade do Amapá, com aproximadamente 10 milhões de hectares, área maior do que a de Portugal, no qual são desenvolvidos projetos para interligar as diversas unidades de conservação, mediante a criação de faixas verdes entre elas.

Floresta Estadual do Amapá representa 16,5% da àrea do Amapá, o estado mais preservado do país, a floresta pode servir como escudo contra o desmatamento. Com essa intensão, o governo estadual criou, em 2006, a Floresta Estadual de Produção do Amapá, uma gigantesca área de 2,3 milhões de hectares, destinada à produção florestal por meio de técnicas sustentáveis. A meta é tornar o estado um grande fornecedor de produtos florestais certificados.


Índios Palikur



Mascara Wayana , Festa da Cumeeira.                                     Índios Galibi-Marwornos



Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque


Numa área de 3.867.000 ha, maior que vários países da Europa, a unidade foi criada em 2002, assegurando a preservação, atualmente se transformou num dos maiores patrimínios naturais da Amazônia e recebeu os títulos de maior unidade de conservação do Brasil e a maior área protegida de floresta tropical do mundo.

Os acessos ao parque são complicados, somente por via fluvial ou via aérea. Seguindo com voadeiras pelos rios, sendo necessário enfrentar corredeiras perigosas que dificultam o caminho. Por via terrestre, se chega nas bordas da unidade no município de Serra do Navio distante 65 km do parque. Atualmente, o trem circula fazendo o trecho entre Santana e Serra do Navio, passando por vários municípios. No Tumucumaque, a logística das operações envolve um bom planejamento.


Montanha na Fronteira entre Guiana Francesa e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapã na região norte do Brasil - Foto: François Susky.



Parque Nacional do Cabo Orange


Parque Nacional de Cabo Orange esta localizado no Oiapoque, na parte norte do Amapá, o parque cobre uma área de 619.000 hectares. Foi estabelecido em 1980 e se estende ao longo da costa, cruzando as municipalidades de Oiapoque e Calçoene. Ao parque pode ser chegado por estrada, BR-156 que liga Macapá com Oiapoque e Clevelância do Norte, na fronteira com a Guiana-Francesa. Também pode ser alcançado através de barco por Macapá ou pelo Porto de Santana.



Reserva Biológica do Lago Piratuba


A região é plana e possui trechos permanentemente alagados. A reserva natural, Lago de Piratuba cobre uma área de 385.000 hectares na costa oriental do município de Amapá, a mesma, é escoado pelo rio Araguari que deságua no Oceano Atlântico.










APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Revisado em: 13/11/15.