Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Parques e Reservas  do Estado do Amapá          

                                                    

         

                                

 

 

Amapá        -       História        -       Parques        -       Rios

 

 

 

 

 

 

     

 População indígena total no estado do Amapá: 4.950 . Povos: Galibi, Galibi-Marworno, Karipuna, Palikur, Wajãpi, Wayana, Aparai, Tiriyó.

 

                           

         Índio Karipuna                          Índias Kumarumãs                                       Índios Wayãpis

 

  

           Mapa de Áreas Protegidas e Reservas Indígenas do Estado do Amapá na Região Norte do Brasil.

    O estado do Amapá tem o maior corredor de biodiversidade do país. Parques, reservas biológicas e terras indígenas servem de escudo contra o desmatamento e outras formas de degradação.

    O Corredor de Biodiversidade do Amapá, com aproximadamente 10 milhões de hectares, área maior do que a de Portugal, no qual são desenvolvidos projetos para interligar as diversas unidades de conservação mediante a criação de faixas verdes entre elas.

Índios Palikur

    A Floresta Estadual do Amapá representa 16,5% da área do Amapá, o estado mais preservado do país, a floresta pode servir como escudo contra o desmatamento. Com essa intenção, o governo estadual criou, em 2006, a Floresta Estadual de Produção do Amapá, uma gigantesca área de 2,3 milhões de hectares, destinada à produção florestal por meio de técnicas sustentáveis. A meta é tornar o estado um grande fornecedor de produtos florestais certificados.

 

                  Mascara Wayana , Festa da Cumeeira.                                     Índios Galibi-Marwornos

 

 

       Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

    Numa área de 3.867.000 ha, maior que vários países da Europa, a unidade foi criada em 2002, assegurando a preservação deste que atualmente se transformou num dos maiores patrimônios naturais da Amazônia e recebeu os títulos de maior unidade de conservação do Brasil e a maior área protegida de floresta tropical do mundo.

    Os acessos ao parque são complicados, somente por via fluvial ou via aérea. Seguindo com voadeiras pelos rios é necessário enfrentar corredeiras perigosas que dificultam o caminho. Por via terrestre, se chega nas bordas da unidade no município de Serra do Navio distante 65 km do parque. Atualmente, o trem circula fazendo o trecho entre Santana e Serra do Navio, passando por vários municípios. No Tumucumaque, a logística das operações envolve um bom planejamento.

    

     Montanha na Fronteira entre Guiana Francesa e o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapá na região norte do Brasil - François Susky.

 

 

    Parque Nacional do Cabo Orange

   Parque Nacional de Cabo Orange: Localizado no Oiapoque, na parte norte do Amapá, o parque cobre uma área de 619.000 hectares. Foi estabelecido em 1980 e se estende ao longo da costa, cruzando as municipalidades de Oiapoque e Calçoene. Ao parque pode ser chegado por Estrada BR-156 que conecta Macapá para Oiapoque e Clevelância do Norte, na fronteira com a Guiana-Francesa. Também pode ser alcançado através de barco por Macapá ou pelo Porto de Santana.

 

     Reserva Biológica do Lago Piratuba

    A região é plana e possui trechos permanentemente alagados. A reserva natural, Lago de Piratuba cobre uma área de 385.000 hectares na costa oriental do município de Amapá, é escoado pelo rio Araguari que deságua no Oceano Atlântico.

 

 

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001 [MadPaz]. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 27/01/11.