imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




PARQUES E RESERVAS NO ESTADO DO AMAZONAS


Parques e Reservas Florestais no Estado do Amazonas.


O Brasil possui 584 terras indígenas, das quais 30% estão localizadas no estado Amazonas, representando 178 terras indígenas, com uma superfície total de 45.736.118 hectares, 26,8% da superfície total do estado que é de 157.782.000 ha.

O Parque Nacional do Jaú é o maior Parque Nacional do Brasil e o maior Parque do mundo em floresta tropical úmida, contínua e intacta. O Parque Nacional do Jaú está localizado nos municípios de Novo Airão e Barcelos, a 220 km de Manaus/AM, em linha reta. Sua denominação deriva de um dos maiores peixes brasileiros, o Jaú (do tupi, ya'ú), que também cede seu nome ao principal rio do Parque. Uma das peculiaridades mais extraordinárias do Parque Nacional do Jaú é o fato de ser esta a única Unidade de Conservação do Brasil que protege totalmente a bacia de um rio extenso (aprox. 450 km) e volumoso - rio Jaú preservando ecossistemas de águas pretas.

Parque Nacional do Pico da Neblina possui uma área de aproximadamente 2.260.344 ha. Está localizado no estado do Amazonas, no município de São Gabriel da Cachoeira. Atualmente o transporte fluvial e aéreo são as opções para se chegar ao Parque. O acesso fluvial é feito através do igarapé Itamirim e dos rios Cauaburi e Sá. A cidade mais próxima à unidade é São Gabriel da Cachoeira que fica a 900 Km de distância da capital. O Parque tem exuberante conjunto de montanhas, flora e fauna, encontra-se no parque, o Pico da Neblina, ponto culminante do nosso país, com 3.014 metros de altitude e também o Pico 31 de Março, com 2.992 metros, o segundo ponto mais alto do Brasil.

O Parque Nacional dos Campos Amazônicos foi criado 21 de junho de 2006. Com 873.570 mil hectares esta localizado nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, abrangendo trechos dos rios Roosevelt, Guaribas, Branco, Madeirinha e Ji-Paraná. O parque protege grande variedade de ecossistemas, incluindo diferentes formações florestais, bem como uma das maiores manchas de Cerrado, os campos, de toda Amazônia.





Povos Indígenas no estado do Amazonas

Apurinã

Issé

Katawixi

Marimam

Parintintin

Tuyúca

Arapáso

Jarawara

Katukina

Marubo

Paumari

Waimiri-Atroari

Aripuaná

Juma

Katwená

Matis

Pirahã

Waiwái

Banavá-Jafí

Juriti

Kaxarari

Mawaiâna

Pira-tapúya

Wanana

Baniwa

Kaixana

Kaxinawá

Mawé

Sateré-Mawé

Warekena

Barasána

Kambeba

Kayuisana

Mayá

Suriána

Wayampi

Baré

Kanamari

Kobema

Mayoruna

Tariána

Xeréu

Deni

Kanamanti

Kokama

Miranha

Tenharin

Yamamadi

Desana

Karafawyána

Korubo

Miriti

Torá

Yanomami

Himarimã

Karapanã

Kulina

Munduruku

Tukano

Zuruahã

Hixkaryana

Karipuna

Maku

Mura

Tukúna

 




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO