imagens-simbolicas-do-estado-de-goias

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado de Goiás - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE PARAÚNA


Paraúna cidade no estado de Goiás na região Centro Oeste do Brasil.


Paraúna fica distante de Goiânia 150 km, tem uma população, prevista em 2016, de 11.210 habitantes sendo a área territorial do município de 3.779,385 km². Está localizada no sudoeste goiano, onde são encontradas grandes montanhas rochosas que lhe conferem uma característica bastante peculiar. Região de pecuária e de grande potencial turístico. As formações rochosas lembram verdadeiras construções que poderiam pertencer a um passado muito remoto e desconhecido de nossa terra.

O município de Paraúna chamava-se Bota Fumaça, povoado do município de Palmeira de Goiás, em torno de 1900 fazendeiros doaram terras para o povoado que tinha uma capela em homenagem ao Menino Jesus, o local passou a ser chamado de São José do Turvo e elevado a distrito. Em 7 de julho de 1930 recebeu o nome de Paraúna, que em tupi que dizer Para(Rio) e Una(Preto) sendo emancipado e instalado em 20 de setembro de 1930. Porém o município de Paraúna foi extinto em 23 de outubro de 1930 voltando a fazer parte do município de Palmeiras. Foi novamente emancipado como município em 10 de novembro de 1934 pelo decreto estadual nº 5108 com o nome de Paraúna.




Mapa de Localização do município de Goiânia. e Paraúna.




Cachoeira no município de Paraúna.



Serra da Porteira, local para pratica de turismo ecológico e esportes radicais.




Ponte de Pedra formação rochosa no município de Paraúna.



Serra da Arnica no município de Paraúna no estado de Goiás.



Formação rochosa conhecida como Lorde Frances na cidade de Paraúna.



Formações rochosas no município de Paraúna.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO