Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Mato Grosso

 






Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog




Região Centro-Oeste      AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT- PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO








Compartilhar




          

PANTANAL NORTE


     O Pantanal Norte (MT), esta localizado ao sul de Cuiabá, guarda intacto o ecossistema pantaneiro em mais de 135.000 Km2. É composto basicamente de campos e áreas inundáveis que abrigam, entre outros animais, jacarés, capivaras, antas e várias espécies de aves, incluindo o Tuiuiú que é o pássaro símbolo da região.

ÉPOCA DE CHEIAS, de Dezembro a Março, se inicia com o transbordar das águas do Rio Paraguai, obrigando os animais a buscar as áreas mais elevadas do terreno. Esta é a melhor época do ano para se ver a plenitude do Pantanal com vastos campos totalmente alagados.

ÉPOCA DA SECA, de junho a Novembro, as águas baixam retornando aos leitos dos rios deixando os campos secos. A planície volta a ter o leito de seus rios definidos e varias lagoas aparecem e com o passar dos dias podem secar totalmente. Durante este período, nestas lagoas encontramos uma grande concentração de animais (répteis, aves e mamíferos) se alimentando e reproduzindo.
É um paraíso para observadores e fotógrafos de aves e outros animais.

PRINCIPAIS ACESSOS:
-
Poconé, 100 km a Sudoeste de Cuiabá, pela Estrada Transpantaneira.
- Barão de Melgaço, 100 km a Sudeste de Cuiabá.
-
Cáceres, 245 km a Sudoeste de Cuiabá.


Tuiuiú


Vitória Régia


  

Passeios no Pantanal


  

Passeios no Pantanal


Anta ou Tapir


Jacaré


Capivaras


Turista brinca com uma cobra Sucuri nova.


Ninhal



Voltar






APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Revisado em: 04/09/15.