imagens-que-simbolizam-o-estado-do-amapa

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amapá - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DO OIAPOQUE


Vista áerea da cidade do Oiapoque no estado do Amapá na região Norte do Brasil.


Oiapoque cidade localizada no estado do Amapá na região Norte do Brasil, tem uma população, prevista em 2016, é de 24.892 habitantes e tem uma área territorial de 22.625,286 km², fica distante da capital Macapá 550 km. O município está localizado no ponto mais extremo, ao Norte do país, é a principal referência nacional, quando se determina os extremos do Brasil, do Oiapoque ao Chuí. Os primitivos habitantes da região são antepassados dos povos Waiãpi, que ocupavam a extensão territorial do rio Oiapoque; dos Galibi e Palikur, concentrados no vale do rio Uaçá e seus afluentes. A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarany, sendo uma derivação do termo “oiap-oca”, que significa “casa dos Waiãpi”.

Oiapoque originou-se da morada de um mestiço, chamado Emile Martinic, o primeiro habitante não-índio do município. Sabe-se que a localidade passou a ser conhecida como; Martinica. Em 1907, o Governo Federal criou o Primeiro Destacamento Militar do município, que servia de prisão para presos políticos, depois transferido para Santo Antônio, atual distrito de Clevelândia do Norte, com a denominação de Colônia Militar. Para consolidar a soberania nacional sobre as áreas limítrofes, face ao contestado franco-brasileiro, foi, então, erguido um monumento à pátria, indicativo do marco inicial do território brasileiro. Criado pela Lei 7.578 de 23 de maio de 1945, o Oiapoque, é fronteira com Saint' George - colônia francesa que serve como ponte para a Guiana Francesa, tanto por via marítima quanto aérea.

O município possui vários atrativos naturais, o rio Oiapoque com suas cachoeiras (destaque para a Grand Roche), balneários e densa vegetação, além do Vale do Rio Uaçá onde se localizam as principais comunidades indígenas e a pesca doTucunaré, peixe símbolo da pesca esportiva. Como atrativo de caráter religioso destaca-se a festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira do município. O maior atrativo cultural é a festa do Turé – reunião anual de todas as tribos indígenas. O artesanato local é o indígena e merecedor de destaque pela sua beleza e singularidade.




Mapa de Localização dos municípios de Macapá e Oiapoque.





Igreja Nossa Senhora das Graças na cidade de Oiapoque no estado do Amapá na região Norte do Brasil.



Região central da cidade de Oiapoque do estado do Amapá, Brasil.



Turismo na cidade de Oiapoque no estado do Amapá.



Porto da cidade do Oiapoque no estado do Amapá, Brasil.



Marco da divisa entre o Brasil e a Guiana Francesa, na cidade de Oiapoque no estado do Amapá.



Rio Oiapoque divisa natural entre o Brasil e a Guiana Francesa, na cidade de Oiapoque no estado do Amapá.





    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO