imagens-simbolicas-do-estado-de-tocantins

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Tocantins - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE NATIVIDADE


Vista aérea da cidade de Natividade no estado de Tocantins na região Norte do Brasil.


Natividade cidade do estado de Tocantins na região Norte do Brasil, esta distante da capital Palmas 220 km, tem uma população, prevista em 2016, de 9.301 habitantes e uma área territorial de 3.240,715 km². Em 1735, chegou ao arraial uma imagem de Nossa Senhora da Natividade, que veio de barco pelo Rio Tocantins e depois em ombros escravos até o Arraial. Essa imagem é a mesma venerada nos dias de hoje na igreja Matriz de Natividade, uma das mais antigas do estado de Tocantins, datada de 1759.

Entre os anos de 1809 e 1815, o Arraial de São Luiz, hoje Natividade, foi sede provisória do que seria a Comarca de São João das Duas Barras. Em 1815, a sede da Comarca foi transferida para São João da Palma, hoje Paranã. Em 1821, Natividade volta a ser sede administrativa do Norte Goiano, agora na condição de Governo Provisório.

No ano de 1832, o Arraial passou à condição de Vila de Natividade. Em 22 de julho de 1901, foi criada a Comarca de Natividade, instalada em 23 de dezembro de 1905, desligando-se da Comarca de Porto Nacional. Contudo, em 1930, se deu a supressão da Comarca de Natividade, que foi transformada em Termo novamente sob a jurisdição da Comarca de Porto Nacional. Em 26 de agosto de 1933, com seus limites territoriais estabelecidos, tornou-se o município de Natividade.




Mapa de Localização do município de Palmas e Natividade.




Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade na cidade de Natividade no estado do Tocantins. Foto: Márcio di Pietro.



Centro histórico da cidade de Natividade no estado de Tocantins na região Norte do Brasil.



Ruínas da Igreja do Rosário na cidade de Natividade em Tocantins.



Cachoeira Paraíso no município de Natividade.



Sítio jacuba, centro exotérico da mística Dona Romana, na cidade de Natividade.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO