imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso-do-sul

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso do Sul - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE MIRANDA


Rio Miranda no município de Miranda no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil.


Miranda cidade do estado de Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil, esta distante da capital Campo Grande 200 km, tem uma população, prevista em 2016, de 27.316 habitantes e tem uma área territorial de 5.475,367 km². Foi o Capitão João Leme do Prado, que ao desbravar os rios Miranda e Aquidauana, encontrou ruínas da antiga Xerez, cidade fundada em 1.579 e destruída pelos índios guaicurus, por ordem do Capitão Caetano Pinto de Miranda Montenegro, governador da capitania de Mato Grosso. João Leme, em 16 de julho de 1.778, construiu o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Mondego, conhecido depois como Presídio de Miranda. Em 1.797 já havia 40 casas de adobe e pau-a-pique, na principal rua que era Nossa Senhora do Carmo, atual Rua do Carmo.

No primeiro censo nacional realizado em 1.872, Miranda era a cidade mais populosa localidade no Sul do Mato Grosso, com seus 3.852 habitantes, sendo 142 escravos. Em 1.885, três anos antes da declaração da Princesa Izabel pela Abolição da Escravatura, o Clube Emancipador de Miranda, com o apoio da Câmara Municipal, alforriou seus escravos. Em 30 de maio de 1.857, por Lei Provincial, o lugar foi elevado a condição de Vila de Miranda, por força do trabalho de Francisco Rodrigues do Prado, irmão do fundador do presídio. Visando a proteção da vila, o governo imperial determinou, anos depois, a fundação da colônia Militar de Miranda. A comarca foi instalada em 07 de Maio de 1.878, após a Guerra do Paraguai, ficando incorporada a Corumbá. Elevado à categoria de cidade, por Lei Estadual nº 772, de 16-07-1918. Em 31 de dezembro de 1.912, com a chegada da ferrovia, a cidade passou por um novo surto de desenvolvimento.




Mapa de Localização dos municípios de Campo Grande e Miranda.




Igreja na cidade de Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul.



Prefeitura da cidade de Miranda no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil.



Casarão na cidade de Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil.



Praça Agenor Garrilho na região central da cidade de Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil.



Artesanato - Cultura dos índios Terenas na cidade de Miranda, Mato Grosso do Sul Brasil.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO