imagens-simbolicas-do-estado-do-maranhao
logo-da-empres-doca27

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Maranhão - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DESCUBRA O BRASIL




O estado do Maranhão esta localizado na região Nordeste do Brasil. Com uma área de 331.936,955 km² e população, estimada em 2015, de 6.904.241 habitantes. Possui 217 municípios, sua capital é a cidade de São Luís. Outras cidades importantes são Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.

A economia maranhense atual se baseia na indústria de transformação de alumínio, alimentícia, madeireira, extrativismo (babaçu), agricultura (soja, mandioca, arroz, milho), na pecuária e nos serviços. Possui mais de 640 km de litoral, sendo o estado com o segundo maior litoral brasileiro. O turismo pode ser classificado em dois tipos: turismo ecológico e turismo cultural/religioso. Existe cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos, sendo: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás. Com mais de 3 500 imóveis dos séculos XVIII e XIX, o Centro Histórico de São Luís é patrimônio cultural da humanidade. A uma hora de barco, saindo da capital, podemos encontrar Alcântara, outro ponto de referência histórico/arquitetônico do estado. O turismo religioso, no Maranhão possui três eventos importantes. Um deles acontece em Junho, na capital maranhense, onde são feitas festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Já em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Também lá, em maio, acontece a Festa do Divino.

bandeira-do-estado-do-maranhao

Bandeira do Estado do Maranhão

brasao-do-estado-do-maranhao

Brasão do Estado do Maranhão

    Região Norte   AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO