imagens-simbolos-do-estado-do-para

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Pará - Turismo e Cultura no Brasil




ILHA DE MARAJÓ


Ilha de Marajó no estado do Pará na região Norte do Brasil.


Ilha de Marajó está localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó no estado do Pará na região Norte do Brasil; fica distante da capital Belém 150 km. Tendo uma população, estimada em 2015, de 533 397 habitantes, com uma área territorial de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo. A cidade de Belém situa-se a sudeste do canal que separa a ilha do continente.

A ilha é dividida em dezesseis municípios que pertencem à Mesorregião do Marajó. Salvaterra, junto com Soure é a cidade mais turística da região e uma das mais desenvolvidas. Cachoeira Do Arari, cidade que abriga o Museu do Marajó e a terra natal do escritor Dalcídio Jurandir. Breves é a cidade que mais se destaca na região, além de ser a mais populosa, é também a mais rica e sede das principais mídias da região.

Destacam-se os montes artificiais, chamados de tesos, construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. A ilha era chamada de Marinatambal pelos indígenas, já em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes. Outro destaque da ilha é o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, cerca de 600 mil cabeças.

O arqueólogo Charles C. Mann sugere datas de 400 DC e 1600 DC para a cultura Marajoara. Desde a infância as marajoaras desenvolviam a arte de modelagem da argila e produção da cerâmica marajoara até o cultivo e manejo da mandioca. A cerâmica marajoara foi descoberta em 1871 por Charles Frederick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna. Hartt impressionou-se tanto com o que viu que publicou um artigo em uma revista científica, revelando ao mundo a então desconhecida cultura marajoara.




Mapa de Localização dos municípios de Belém e Ilha de Marajó.





Cidade de Breves é a mais populosa da Ilha de Marajó e também a mais desemvolvida.



Cidade de Cachoeira do Arari na Ilha de Marajó no estado do Pará na região Norte do Brasil.



Praia de Joanes na Ilha de Marajó no estado do Pará, onde encontra-se ruínas de uma antiga igreja.



Cidade de Salvaterra na Ilha de Marajó no estado do Pará.



Cidade de Soure, juntamente com a cidade de Salvaterra é uma das mais turísticas e desenvolvida da Ilha de Marajó.



Cerâmica Marajoara produzida na Ilha de Marajó no estado do Pará, Brasil.



Cerâmica Marajoara atual produzida na Ilha de Marajó.



Ceramica Marajoara, urna funerária Marajoara datada de 1000/1250 anos d.C.; encontrada na Ilha de Marajó.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO