imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE MANAUS - CULTURA

Manaus Capital Ambiental do Brasil A cultura manauara teve influencia da presença dos indígenas, como na culinária, na linguagem e no artesanato. Os europeus influenciaram, precisamente em sua arquitetura, assim como outros povos, oriundos de todas as partes do Brasil, também tiveram influencia; como os nordestinos, notadamente na música, com ritmos como o forró.

O nome da cidade provém da tribo indígena dos manaós e significa Mãe dos Deuses. A história da cidade começa no ano de 1669 em um aldeamento indígena em torno da Fortaleza de São José da Barra, construída para evitar o acesso dos invasores holandeses e garantir o domínio da coroa portuguesa na região.




Relógio Municipal

Instalado no início da Avenida Eduardo Ribeiro, o Relógio Municipal foi importado da Suíça e montado em base de pedra pela firma local Pelosi & Roberti, antigos ourives de Manaus. A construção de seu pedestal foi concluída no final 1927, junto com o obelisco erguido em comemoração ao centenário da elevação de Manaus à categoria de cidade. O Relógio Municipal compõe a paisagem arquitetônica do Largo da Matriz na região central da cidade de Manaus.


A beleza e originalidade do artesanato amazonense, que representa a cultura manauara, podem ser conferidas na Central de Artesanato Branco e Silva, na cidade de Manaus. Destacam-se principalmente aqueles confeccionados com materiais típicos da região: madeira, cerâmica, palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta, cipó titica...



Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Largo São Sebastião é cultura na cidade de Manaus. Foto: Ingrid-Anne.


A Cultura e história manauara esta presente na Biblioteca Pública do Amazonas, que foi criada no ano de 1870, conquistou seu espaço físico em 1910, em prédio construído no estilo neoclássico, situado na área central da cidade de Manaus, ótima opção de turismo. Foto: Glaucia-Chair


O Mercado municipal Adolpho Lisboa, na cidade de Manaus, foi inaugurado em 1882, é uma réplica do extinto mercado Les Halles, de Paris, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Foto: Geóg. M. Bechman, 2013.



Mercado municipal Adolpho Lisboa, estrutura metálica, cultura, história e turismo na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.



O Museu Amazônico (Musa) no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na cidade de Manaus. Foto: Vanessa-Gama-Musa



Museu Seringal Vila Paraíso cultura e turismo na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.


O Palacete Provincial foi inaugurado oficialmente em 28 de fevereiro de 1875, quase um ano depois de haver sido dado como concluído. Nele moraram e cumpriram missões de governo os presidentes da Província do Amazonas até 1888. A partir de 1892, o Palacete Provincial passou a ser comando da Polícia Militar, ficando conhecido popularmente por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar, na cidade de Manaus.

Restaurado entre 2007 e 2009, o Palacete Provincial está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura e abriga o Museu de Numismática, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e o Atelié de Restauro de Obras de Arte, na cidade de Manaus.


O Palácio da Justiça, inaugurado em 1900 na cidade de Manaus, foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustradas, na avenida Eduardo Ribeiro, a principal artéria da região central da cidade. O interior desta construção da época áurea da "Borracha do Amazonas", tal como o Teatro Amazonas, apresenta uma profusão de ornamentos, que misturam elementos de variados estilos. O aspecto barroco do ambiente interno apresenta contraste acentuado com uma fachada sóbria e austera.


O Palacete Scholz foi construído em estilo eclético em 1903, na cidade de Manaus, durante o Ciclo da Borracha. Tombado como patrimônio histórico estadual em 1980, foi reformado, restaurado ou adaptado em alguns governos, sendo que a partir de 1997, em virtude de sua beleza arquitetônica e relevância histórica, o Governo do Amazonas, o transformou em Centro Cultural Palácio Rio Negro. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia.



Anfiteatro no parque Mindu, onde encontra-se cultura, lazer e turismo na cidade de Manaus no estado do Amazonas, Brasil.


A Ponte Benjamim Constant, na cidade de Manaus, construída como símbolo de inovação tecnológica trazida pelos ingleses no final do século 19, a ponte possui estrutura metálica, sistema estrutural em treliça. Os pilares formados por diâmetros e anéis variados sustentam a obra centenária.


Prédio da Alfândega na cidade de Manaus. Inaugurado oficialmente em 1906, o prédio sede da Alfândega foi construído pela firma inglesa Manaos Harbour Limited em blocos de tijolos aparentes, pré-montados e importados da Inglaterra, sendo uma reprodução dos prédios londrinos do início do sèculo XX. Atualmente, o prédio é considerado patrimônio histórico do Amazonas. Foi um dos primeiros prédios construído com blocos de pedras no Brasil.


O Teatro Amazonas, símbolo da cultura manauara, foi inaugurado em 1896, é o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo valor arquitetônico, mas principalmente pela importância histórica, exemplo da riqueza existente na cidade de Manaus durante o Ciclo da Borracha. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente. A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e os três andares de camarotes. No Salão Nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Esta localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus - AM, CEP -69025-140 Telefone: (92) 3622-1880.



Interior do Teatro Amazonas mostra a cultura existente na cidade de Manaus no estado do Amazonas, Brasil.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO