imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE MANAUS


Vista aérea da cidade de Manaus no estado de Amazonas na região Norte do Brasil.


Manaus cidade capital do estado do Amazonas na região Norte do Brasil, esta distante da capital Brasília 3.490 km. Tem uma população, estimada em 2016, de 2.094.391 habitantes e uma área territorial de 11.401,092 km², é capital do maior estado brasileiro, onde esta a maior reserva de floresta tropical e o maior rio do mundo. Atualmente sua economia esta baseado no Polo Industrial de Manaus.

Fundada em 1669 pelos portugueses com a construção do forte de São José da Barra do Rio Negro. Foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, em homenagem à nação indígena dos Manaus, sendo declarada cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 passou se chamar Manaus. Tornou-se um importante e rico centro comercial no começo do século XX, na época áurea da borracha, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de várias partes do mundo, principalmente franceses. Nessa época foi batizada como "Coração da Amazônia" e "Cidade da Floresta".

O turismo comtemplativo e de aventura juntamente a cultura em Manaus atraem turista do estado, de todo o Brasil e do mundo. O município é o maior destino de turistas na Amazônia e foi o 8º destino brasileiro mais visitado pelos estrangeiros em 2013. Uma das principais atrações turísticas é o Teatro Amazonas, símbolo arquitetônico e cultural datado de 1896 - época áurea da borracha - e Patrimônio Artístico Cultural do estado do Amazonas. Atrações naturais como o encontro das águas dos rios Solimões e Negro são de grande beleza. A região recebeu o prêmio de melhor destino verde da América Latina, concedido em votação feita pelo mercado mundial de turismo, durante a World Travel Market, ocorrido em Londres em 2009.




Mapa de Localização do município de Manaus e .




O porto na cidade de Manaus, foi inaugurado em 1907, é considerado o mais original do Brasil. Construído em um cais flutuante, acompanha o nível das águas do rio Negro, em épocas de grande cheias.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Arquitetura na cidade de Manaus no estado do Amazonas na região Norte do Brasil



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Manaus, cidade manauara, as margens do rio Negro


A origem da Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na cidade de Manaus, é do ano de 1695, quando foi erguida por missionários carmelitas de forma muito simples no entorno da Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro, foi construída no Largo da Trincheira, hoje Praça 15 de Novembro, e dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O incêndio ocorrido no dia 2 de julho de 1850 destruiu a igreja. Em 23 de julho de 1858 iniciou-se a construção de um novo prédio, concluído em 1877.


A Igreja de São Sebastião, na cidade de Manaus, foi construída sob a direção de Gesualdo Marchetti de Lucas, em 1888. A capela lateral, é esquerda, abriga um presépio em tamanho natural trazido da Europa. A fachada da Igreja de São Sebastião tem somente uma torre com sino, pois a segunda não foi construída.



Viaduto Miguel Arraes inaugurado em 16 de fevereiro de 2008, na cidade de Manaus.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Navio de turistas atracado ao porto da cidade de Manaus no estado do Amazonas.



Aeroporto internacional da cidade de Manaus.



A ponte Rio Negro, em Manaus, é a maior ponte fluvial e estaiada (suspensa por cabos) do Brasil, com 3.595 metros de extensão.



A Arena da Amazônia Vivaldo Lima, esta localizada na cidade de Manaus, foi inaugurada em 9 de março de 2014 e tem capacidade para acomodar 44.351 pessoas.


A Vila Olímpica na cidade de Manaus foi inaugurada no dia 26 de março de 1990. O Complexo está entre os mais bem preparados e equipados da América Latina. A Vila Olímpica desenvolve muitas atividades em seus 228.288 m² de área construída.


O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é o mais importante edifício histórico da cidade de Manaus, não somente pelo valor arquitetônico, mas principalmente pela importância histórica, exemplo da riqueza existente em Manaus durante o ciclo da borracha. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente.


Encontro das águas. O rio Amazonas é formado do encontro entre os Rios Solimões (água barrenta) e Negro (água escura), forma-se o Amazonas propriamente dito, proxímo à cidade de Manaus. A explicação para o fenômeno que gera esse belo espetáculo pode estar nos fatores densidade, temperatura e velocidade muito diferenciados entre os dois rios.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. A arara-vermelha-grande é uma ave psittaciforme da famália Psittacidae. Nativa da região amazônica.


Vitória Régia, lenda: A linda jovem índia, Naiá, era apaixonada pela Lua, que levava índias embora segundo os mais velhos. Em uma noite de Lua cheia ao ver o reflexo da Lua em um lago, Naiá, nadou tentando alcança-la, porém percebeu que era uma ilusão. Morreu exausta de tanto nadar. Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas, a Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite, embelezando lagos e rios na região da cidade de Manaus.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO