imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE MANACAPURU


Vista aérea da cidade de Manacapuru no estado de Amazonas na região Norte do Brasil.


Manacapuru cidade do estado do Amazonas na região Norte do Brasil, esta distante da capital Manaus km, tem uma população, estimada em 2016, de habitantes e uma área territorial de km². Manacapuru é conhecida nacionalmente como a Princesinha do Solimões, muitos de seus atrativos naturais são conhecidos nacionalmente, assim como suas festas populares que estão entre as mais visitadas por turistas na Amazônia. Sua economia é baseada na coleta de borracha e castanha, exploração de caça, pesca, pecuária extensiva nos campos naturais e incipiente agricultura itinerante nas terras firmes, salientando-se nos últimos anos a cultura da juta e da pimenta-do-reino, porém é a agricultura, em particular a cultura da Juta, a base econômica do município.

Os Muras eram conhecidos pelos Portugueses como índios belicosos e hostis, motivo pelo qual foram alvos da pacificação imposta por Matias Fernandes, a partir de 1774. Matias Fernandes era diretor da aldeia de Santo Antônio do Imaripi, situada no Japurí. Por volta de 1785, já existia à margem do rio Solimões, pouco abaixo da foz do rio Manacapuru, a Feitoria de Pesca denominada Caldeirão, cuja produção era destinada ao abastecimento da guarnição militar sediada em Barcelos. A Feitoria de Pesca era administrada por Sebastião Pereira de Castro, onde cerca de 290 indigenas Muras se estabeleceram em 15 de fevereiro de 1786, edificando assim, a povoação, que recebeu o nome de Manacapuru, nome do lago existente no local.

A Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Manacapuru foi criada em 12 de agosto de 1865, a partir da Lei nº 148. A Freguesia tinha sede no povoado de Manacapuru. Com a Lei nº 83, de 27 de setembro de 1894, criou-se o município de Manacapuru, com território desmembrado do município de Manaus. A instalação ocorreu em 16 de junho de 1895. A Comarca de Manacapuru foi criada pela Lei nº 354, de 10 de setembro de 1901. Foi concedido ao município foros de cidade em 16 de julho de 1932, com o Ato Estadual n} 1.639.




Mapa de Localização do município de Manaus e Manacapuru.






























Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Orla Miriti do Rio na cidade de Manacapuru no estado do Amazonas, na região Norte do Brasil.



Praça da Igreja na cidade de Manacapuru no estado do Amazonas.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Festival de Ciranda na cidade de Manacapuru.



Cidade de Manacapuru no estado do Amazonas na região Norte do Brasil.



Arena Parque do Inga na cidade de Manacapuru, Amazonas, Brasil.



Cidade de Manacapuru no estado do Amazonas na região Norte do Brasil.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Centro de Atendimento ao Turista em Manacapuru.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Colégio Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Manacapuru.



Extração de Juta no município de Manacapuru no estado do Amazonas, Brasil.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO