imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE JUÍNA


Vista aérea da cidade de Juína no estado do Mato Grosso na região Cento Oeste do Brasil.


Juína fica distante da capital Cuiabá 720 km, tem uma população, prevista em 2016, de 39.734 habitantes sendo a área territorial do município de 26.189,906 km². A região foi primeiramente habitada por povos das nações cintalarga, rikbatsa e ena-wenê-nawê. O território do município de Juína abriga duas áreas indígenas, com população indígena é de 1008 indígenas e a Estação Ecológica Iquê-Juruena. O início da povoação aconteceu através da construção da rodovia AR-1, que liga a cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia à de Aripuanã no Mato Grosso, no ano de 1976.

Dois milhões de hectares foram vendidos, principalmente para ruralistas do sul do país. À prefeitura do município de Aripuanã, para fins agrícolas, foram cedidos 117 mil há. às margens do rio Juruena, tendo como referência a antiga vila de Fontanilhas e mais 65 mil há. às margens do rio Aripuanã. A colonização de Juína começou a partir de 1978, quando inúmeras famílias, especialmente do centro-sul do país, migraram para esta região. O projeto que resultou no surgimento de Juína, foi considerado o maior êxito de Colonização na Codemat. Em virtude do crescimento acelerado e acentuado, em 10 de junho de 1979, foi criado o distrito de Juína, com território jurisdicionado ao município de Aripuanã. Juína passou a município em 09 de maio de 1982, com área de quase 30 mil quilômetros quadrados, desmembrado do município de Aripuanã. A instalação foi no dia 3l de Janeiro, sendo primeiro prefeito eleito o professor Orlando Pereira.

A partir de 1976, foram descobertas ricas jazidas diamantíferas na região, através de pesquisas identificadas pela SOPEMI – Sociedade de Pesquisas Minerais e pelo Projeto RADAMBRASIL. A garimpagem de diamantes acabou fazendo história em Juína. Juína foi escolhida pelos irmãos Ben–Davi, compradores de diamantes, para a instalação da “Bolsa de Diamantes”, que adquiriu, por longos anos, considerável lote de gemas.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. Jaciara.






























Comercio na área central da cidade de Juína.



Prefeitura Municipal de Juína.



Fórum na cidade de Juína.



Faculdade do Vale do Juruena na cidade de Juína.



Catedral Diocesana Sagrado Coracao de Jesus na cidade de Juína.



Templo da Assembléia de Deus na cidade de Juína.



http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=398717




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO