imagens-simbolicas-do-estado-do-rondonia

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado de Rondônia - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE JI-PARANÁ


Vista aérea da cidade de Ji-Paraná no estado de Rondônia na região Norte do Brasil.


Ji-Paraná fica distante de Porto Velho 380 km, tem uma população, prevista em 2016, de 131.560 habitantes sendo a área territorial do município de 6.896,648 km². Tem uma economia diversificada com indústrias do setor madeireiro, indústria de granitos, laticínios e frigorífico. Ji-Paraná possui um comércio forte e uma produção agrícola, baseada nas culturas de algodão, arroz, milho, banana, mandioca, café e cacau. A produção de pecuária de animais de grande porte é expressiva na região. O nome Ji-Paraná deriva dos nomes indígenas: JI = Machado (devido ao grande numero de pedras que se pareciam com machadinhas indígenas), e PARANÁ = Rio Grande, ou seja, o Rio grande cheio de pequenos machados.

Em 1877, começa a ocupação da amazônia pôr nordestinos que extraiam o látex da Seringueira. Eram os chamados SOLDADOS DA BORRACHA. Em 1.909, o Mal. Rondon chegou a primeira vez à embocadura do Rio Urupá, construindo então a primeira estação telegráfica, a qual denominou de Presidente Pena, em homenagem ao então presidente da república Afonso Augusto Moreira Pena. Em 11 de outubro de 1.977, teve sua emancipação política decretada pelo Presidente Ernesto Geisel, que através da lei nº 6.448 deu autonomia ao município, transformando-o na atual Ji-Paraná. A instalação aconteceu no mesmo ano, no dia 22 de novembro, pertencendo a comarca de Porto Velho, até o dia 29 de fevereiro de 1.980, quando através da lei 6.750 de 10 de dezembro de 1.979, foi transformado em comarca.

Com a desvalorização da borracha, a região se despovoou e somente com a descoberta de diamante foi que a região voltou o desenvolvimento. Na década de 50 habitavam na então Vila de Rondônia, cerca de 30 pessoas, que aumentou para 2.000 pessoas com a vinda de garimpeiros, que traziam suas embarcações e que na época das secas pontilhavam o rio em busca de diamantes. As atrações culturais são bastante diversificadas; desde o Teatro Municipal, Museu das Comunicações, Exposições, O Festival Estadual de Rock. Há também opções de lazer em clubes e associações, como a AABB, Piscinão de Ramos, Balneario Bernardi, além de vários bares e casas noturnas.




Mapa de Localização do município de Porto Velho. Ji-Paraná.






























Foto aérea da cidade de Ji-Paraná no estado de Rondônia na região Norte do Brasil.



Cinema na cidade de Ji-Paraná.



Museu Marechal Rondon, a primeira construção na cidade de Ji-Paraná.



Teatro Dominguinhos na cidade de Ji-Paraná.



Trevo do Jotão na cidade de Ji-Paraná no estado de Rondônia.



Vista da região central da cidade de Ji-Paraná.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO