Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Estado de Roraima


Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog



Região Norte    Roraima      Telefones   Eventos                    História - Reservas - Rios








Compartilhar





 

O estado de Roraima esta localizado na região Norte do Brasil tem uma população de aproximadamente 413.000 habitantes e é formado por 15 municípios. Roraima tem como capital a cidade de Boa Vista, é o estado mais ao norte do Brasil, é explorado desde 1660, a Capitania Real de São José do Rio Negro foi criada em 1755.

O antigo território do Rio Branco foi disputado por espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses desde o início do século XVI. Seu povoamento só começou no século XVIII, após o extermínio de grande número de indígenas. O capitão Francisco Ferreira e o padre carmelita Jerônimo Coelho foram os primeiros colonizadores a chegarem ao rio Branco. Seus propósitos eram aprisionar índios e recolher ovos de tartaruga para a produção de manteiga.

Em 1770 ocorreu a revolta da praia de sangue. O nome deve-se ao fato de tantos soldados e índios terem sidos mortos que tingiram as águas do rio Branco de sangue. Diante da cobiça internacional pela região do vale do rio Branco, em 1775 decidiu-se que seria construída uma fortaleza, o Forte de São Joaquim do Rio Branco (hoje desaparecido).

Em 1789/1799, o comandante Manuel da Gama Lobo D'Almada, para garantir a presença de civilizados na região, introduziu a criação de bovinos e equinos; na fazenda São Marcos. Esta ainda hoje existe, pertence aos índios e está localizada em frente ao local onde existia o Forte São Joaquim.

Em 1858, o Governo Federal criou a freguesia de Nossa Senhora do Carmo, transformada no município de Boa Vista do Rio Branco, em 1890. Em 1904 houve grave disputa territorial com a Inglaterra, que tirou do Brasil a maior parte das terras da região do Pirara, pequeno afluente do rio Maú, incorporadas à Guiana Inglesa.

A partir de 1943, foi criado o Território Federal do Rio Branco, cuja área foi desmembrada do Estado do Amazonas. Passou a chamar-se Território Federal de Roraima, "serra verde" na língua Ianomâmi, a partir de 13 de dezembro de 1962.

Em 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição do País, o Território foi transformado em Estado da Federação.

A economia do estado de Roraima está baseada na agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), pecuária (bovino, suínos e aves) e o extrativismo animal, vegetal e mineral (diamantes, cassiterita, molibdênio, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro). 

 

 

VEJA DADOS DO IBGE

 

Avançar

 

 

 

APRF. Turismo  Contato - Mapa Site
Revisado em: 04/09/15