Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Mato Grosso do Sul

História

 

 

 

 

 

 

 

Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar



 

Mato Grosso do Sul; o estado esta localizado na região Centro Oeste do Brasil, tem 79 municípios com uma população total de 2.619.657 habitantes em 2014; sua capital é Campo Grande. O Estado do Mato Grosso do Sul formava um só estado juntamente com o estado de Mato Grosso.

Desde o início do século passado, a região sul do estado do Mato Grosso aspirava tornar-se um estado independente; durante a revolução de 1932 Campo Grande se uni a São Paulo e declara se um estado independente, tendo como capital Campo Grande. Escolheu-se como governador o renomado médico Vespasiano Martins, instalando-se o palácio do governo no prédio da Maçonaria. A capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá, rejeita a idéia de separação da região sul, que temia o esvaziamento econômico do estado; recebia maior influência de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e parte de Minas Gerais, continua legalista. Campo Grande, deste modo, torna-se a Capital do Estado de Maracajú, concretizando um anseio já manifestado desde o início do século: O Sul independente do Norte durante o período de 11 de julho até outubro de 1932.

O Sul do estado do Mato Grosso consegue eleger a maioria da Assembléia Legislativa Estadual, vindo a ser concretizado, em 11 de outubro de 1977, pela promulgação da Lei Complementar nº 31, a criação de um novo estado, estalado em 1º de janeiro de 1979, o estado de Mato Grosso do Sul, e elege Campo Grande como sua Capital. A justificativa apresentada pelo Governo Federal para realizar o desmembramento foi de que o antigo estado de Mato Grosso ocupava área geográfica muito extensa e está naturalmente dividido por marcante diversidade ecológica, o que dificultava a sua administração. Enquanto a região norte, na entrada da Amazônia, é coberta por florestas, a região sul é formada por campos, nela se encontrando a maior parte do complexo do pantanal. O novo Estado, criado em 1979, foi governado por um interventor nomeado pelo Presidente da República até o ano de 1982, quando teve lugar a primeira eleição realizada para Governador do Estado. Tem como base econômica a agropecuária, principalmente a produção e industrialização da soja, milho, cana e gado de corte. A produção de bio – combustível no estado é uma realidade.





      Dados do IBGE




APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Revisado em: 04/09/15.