imagens-simbolicas-do-estado-de-tocantins

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Tocantins - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE GURUPI


Vista aérea da cidade de Gurupi no estado de Tocantins na região Norte do Brasil.


Gurupi cidade do estado de Tocantins na região Norte do Brasil, esta distante da capital Palmas 245 km, tem uma população, prevista em 2016, de 84.628 habitantes e uma área territorial de 1.836,091 km². Localiza-se no sul do estado, às margens da BR-153, esta distante742 km de Brasília.

Em 1946 exploradores, procedentes de Dueré, Porto Nacional e outras regiões do norte, fixaram-se no lugar, dando início a formação do arraial. Concorreu fortemente para o seu desenvolvimento a inclusão de Gurupi no projeto da rodovia BR-14, ou Belém-Brasília, quando se fez uma planta rústica da cidade, com localização da igreja matriz e a abertura das principais avenidas. Em 1956, elevou-se o povoado a distrito de Porto Nacional, em 1958, alcançou sua emancipação político-administrativa, dando-se a instalação no ano seguinte.

Possui um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferecendo os cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Biotecnológica e de Bioprocessos e Química Ambiental. Também está presente o Centro Universitário Unirg, contando atualmente com 14 cursos em nível de graduação. Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins, sendo o polo regional de toda a região sul do estado. As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura.




Mapa de Localização do município de Palmas e Gurupi.




Foto da cidade de Gurupi no estdo de Tocantins na região Norte do Brasil.



Centro comercial na cidade de Gurupi no estado de Tocantins.



Área de lazer e prática de atividades físicas na cidade de Gurupi, Tocantins, Brasil.



Trevo de acesso à cidade de Gurupi no estado de Tocantins.



Cavalhada na cidade de Gurupi.



Monumento na cidade de Gurupi no estado do Tocantins.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO