imagens-simbolicas-do-estado-de-goias

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado de Goiás - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE GOIÁS


Vista aérea da Cidade de Goiás, antiga capital do estado de Goiás, na região Centro Oeste do Brasil.


Goiás fica distante de Goiânia 145 km, tem uma população, prevista em 2016, de 24.269 habitantes sendo a área territorial do município de 3.108,019 km². Foi sede administrativa da Capitania e do Estado de Goiás, de 1744 ate 1937, quando se deu a transferencia oficial da Capital estadual para Goiânia.

Em 1682 Bartolomeu Bueno da Silva (pai), o Anhanguera, penetrou as terras dos índios Goyaz e iniciou ali a exploração de ouro e diamantes. Em 1722 chega à região o seu filho, de mesmo nome, juntamente com João Leite Ortiz de Camargo, em 26 de julho de 1727, construíram a Capela de Santana como marco inicial da Vila de Santana, somente em 25 de julho de 1732 foi instalada oficialmente, com o nome de Vila Boa de Goiaz. Nesta mesma data foi levantado o Pelourinho e criada a Comarca, nomeando-se Antônio Dias da Silva e Antônio de Brito Ferreira seus primeiros juízes. Criou-se, também, a Câmara, com a nomeação de Tomé de Souza Marzagão e Antônio Garrido para vereadores, Miguel Carlos para escrivão e João Lopes Zedes para Procurador. Todas as nomeações foram feitas pelo Exmo. Sr. Juiz de Mascarenhas, General (Governador) da Capitania de São Paulo.

Em 8 de novembro de 1744 a Comarca de Goiaz emancipa-se de São Paulo, tornando-se Capitania Geral, tendo por capital Vila Boa. Em 17 de setembro de 1818 a Secretaria de Estado dos Negócios do Império, através de portaria, eleva Vila Boa à categoria de Cidade, com o nome de Cidade de Goiaz e cria o seu município, como Capital da Província de Goiaz. Em 23 de março de 1937 deixa de ser capital, com a transferência do governo para Goiânia. A cidade de Goiás tem sua economia baseada na agropecuária e principalmente no turismo que tem como ponto alto a Procissão do Fogaréu, durante as comemorações da Semana Santa.




Mapa de Localização do município de Goiânia. e Goiás.




Cidade de Goiás no estado de Goiás vista da Igreja de Santa Bárbara.



Cidade de Goiás, preservação do patrimônio histórico do Brasil.



Cidade de Goiás, rua típica com antigas casas.



Cidade de Goiás ou Goiás Velho



Cidade de Goiás no estado de Goiás, detalhes.



Cidade de Goiás no estado de Goiás Brasil.



Vista da Cidade de Goiás ou Goiás Velho.



Cidade de Goiás, suas casas tem um alegre colorido.



Noite na Cidade de Goiás no estado de Goiás Brasil.



A cidade de Goiás tem varias opções de lazer.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO