imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE CHAPADA DOS GUIMARÃES


Igreja Matriz Santana do Sacramento na cidade de Chapada dos Guimarães.


Chapada dos Guimarães fica distante da capital Cuiabá 60 km, uma população, prevista em 2016, de 18.906 habitantes sendo sua área territorial do município de 6.489,164 km². Chapada dos Guimarães é um município turístico e tem altitude de 811 metros. Distrito criado com a denominação de Chapada, por alvará de 28-09-1814, no município de Cuiabá. Elevado à categoria de município com a denominação de Chapada dos Guimarães, pela lei estadual nº 701, de 15-12-1953, desmembrado de Cuiabá. Instalado em 22-08-1954.

Paredões de arenito vermelho-alaranjado com canyons, cavernas e cachoeiras, combinam em forma graciosas o relevo onde o cerrado trama de verde a natureza de Chapada, conta também com cerca de 50 sítios arqueológicos, onde foram encontradas ossadas de dinossauros, fosseis de conchas e pinturas pré-históricas, a região é riquíssima em fenômenos geográficos, biológicos e arqueólogos.

A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751. O primeiro homem branco a instalar-se em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antônio de Almeida Lara que, por volta de 1722, abrindo a sua fazenda, depois engenho do Buriti. Lara chegou a Cuiabá em 1720 numa das levas de bandeirantes pioneiros. Em 1721, como fazia pesquisas auríferas rio Coxipó acima, tudo leva a crer tenha sido ele um dos fundadores do Arraial da Forquilha. A primeira denominação foi Sant′Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant′Ana da Chapada de Guimarães.Nesta ocasião, governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho - Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant′Ana da Chapada o termo "de Guimarães". Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. Chapada dos Guimarães.




Salto Véu de Noiva na cidade da Chapada dos Guimarães com 86 m de queda livre.



Praça Central da cidade da Chapada dos Guimarães no estado do mato Grosso na região Norte do Brasil.



Mirante no Morro dos Ventos na cidade de Chapada dos Guimarães.



Vale no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.





Mirante na Chapada dos Guimarães



Vista aérea dos Paredões no município da Chapada dos Guimarães no estado do Mato Grosso.



Paredões da Chapada dos Guimarães.



Portal do Inferno, na foto da para ver as barras de proteção na rodovia e o mirante.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO