imagens-simbolos-do-estado-do-para

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Pará - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE CAMETÁ


Vista áerea da cidade de Cametá no estado do Pará na região Norte do Brasil.


Cametá está localizada à margem esquerda do rio Caeté no estado do Pará na região Norte do Brasil; fica distante da capital Belém 150 km, tem uma população, estimada em 2016, de 132.515habitantes e sua área é de 3.081,367 km².

Em 1617, frei Cristóvão de São José, religioso dos Padres Capuchos da Ordem de Santo Antônio, subiu o Rio Tocantins, desembarcando "numa margem de terra à esquerda do rio". Agindo com persistência e paciência, o religioso atraiu a tribo para próximo da ermida que havia construído. Começaram, então, a serem habitadas as terras que frei Cristóvão havia desbravado. Assentando os alicerces de futuras capitanias, o capitão-mor Feliciano Coelho de Carvalho, no ano de 1632, organizou uma expedição para combater os estrangeiros que invadiam a região. Dois anos depois, o governador da província criou a Capitania de Cametá em favor de Feliciano. O povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de "Vila Viçosa de Santa Cruz de Cametá", em 1635, tendo, como santo padroeiro, são João Batista.

No ano de 1841, em 30 de abril, foi promulgada a Lei nº 87, que concedeu a Cametá a categoria de Comarca e, sete anos depois, através da resolução nº 145, de 24 de outubro de 1848, lhe foi outorgado o reconhecimento como cidade. Após a proclamação da República, o Governo Provisório do Estado, através do Decreto nº 59, criou o Conselho e Intendência. Somente em 1930, através do Decreto nº 06, de 4 de novembro, foi confirmada a condição de Cametá como Município, passando a existir como tal no quadro de ordenamento político-administrativo do Estado.




Mapa de Localização dos municípios de Belém e Cametá.





Antigo Convento das Mercês, hoje é uma escola na cidade de Cametá no estado do Pará.



Catedral de Nossa Senhora das Mercês, patrimônio histórico na cidade de Cametá, Pará.



Igreja de São João Batista, monumento histórico na cidade de Cametá, foto: Luis Augusto.



Museu histórico da cidade de Cametá no estado do Pará na região Norte do Brasil.



Praça na cidade de Cametá no estado do Pará.



Lazer na praia da Aldeia na cidade de Cametá, Pará.



Sede da prefeitura do município de Cametá no estado do Pará. Foto: Luis Augusto.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO