imagens-simbolicas-do-estado-do-mato-grosso

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Mato Grosso - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE CÁCERES


Foto da região central da cidade de Cáceres.


Cáceres fica distante da capital Cuiabá 210 km, uma população, prevista em 2016, de 90.881 habitantes sendo sua área territorial do município de 24.577,149 km². A cidade boliviana de San Matias, está distante de Cáceres 96 quilômetros em rodovia pavimentada.

Cáceres foi fundada em 6 de outubro de 1778 por Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, então Governador e Capitão-General da Capitania de Mato Grosso, com o nome de Vila Maria do Paraguai, em homenagem à Rainha Maria Primeira - A Louca. Nos primeiros tempos a Fazenda Jacobina se destacava, chegando a ter mais habitantes que a própria Vila Maria. Com o início da extração da poaia e a navegação fluvial, Cáceres experimentou certo desenvolvimento, ficando sua economia centrada primeira sobre a criação de gado, com a Fazenda Descalvados, e segundo sobre a extração de poaia e borracha. Em 1860 constam registros de que foram empossados os primeiros vereadores de Vila Maria.

Em 1874 Vila Maria do Paraguai foi elevada à categoria de cidade, com o nome de São Luiz de Cáceres, em homenagem aos nomes do Santo Padroeiro e do fundador. Em 1883 foi transladado o Marco do Jauru para a Praça Barão do Rio Branco. O Decreto-Lei n.º 208 de 26 de outubro de 1938 altera o nome do município para Cáceres apenas. Cáceres recebe em 1914 a importante visita do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que juntamente com Cândido Rondon realizaram uma das mais importantes pesquisas científicas do Brasil até então.

Theodore ficou encantado com o comércio local, principalmente com a Casa Ao Anjo da Ventura, pertencente à firma José Dulce e Cia., proprietários também do Vapor Etrúria. O ano de 1927 marca a passagem da Coluna Prestes pelos arredores de Cáceres, alvoroçando os seus habitantes, e, também é o ano em que desce em Cáceres o hidroavião Santa Maria, o primeiro a sobrevoar Mato Grosso. Em 1928, foi inaugurado o Porto Mário Corrêa e em 1929 o prédio onde se instala o Governo Municipal é inaugurado (hoje prédio da Câmara Municipal de Cáceres). A partir de 1950 Cáceres experimenta crescimento mais rápido e eufórico, com intensa migração e expansão para o noroeste mato-grossense, facilitada com a construção da Ponte Marechal Rondon.




Mapa de Localização do município de Cuiabá. Cáceres.






























Vista aérea da cidade de Cáceres no estado do Mato Grosso na região Centro Oeste do Brasil



Catedral São Luiz na cidade de Cáceres no estado do Mato Grosso.



Festival de pesca no rio Paraguai na cidade de Cáceres, estado do Mato Grosso.



Chalanas ancoradas às margens do rio Paraguai na cidade de Cáceres no estado do Mato Grosso Brasil.



Vista do rio Paraguai na cidade de Cáceres no estado do Mato Grosso.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO