imagens-simbolicas-do-brasilia-distrito-federal
logo-da-empresa-doca27


Mochileiro Descobrindo o Brasil - Distrito Federal - Brasília - Turismo e Cultura no Brasil

logo-firma-lingerie-linda



CIDADE DE BRASÍLIA - HISTÓRIA


inicio-construcao-brasilia
Construção da nova capital do Brasil a cidade de Brasília.


História de Brasília. A ideia de transferir a capital do Brasil para o interior já estava prevista na Constituição de 1891. Em 1892, o belga Louis Cruls, assinalou um território no Planalto Central, entre nascentes de rios que seria ideal para a construção do novo centro político.
Também havia a profecia de são João Bosco, apontando para espaço compreendido entre os paralelos 15 e 20 como o lugar do nascimento de uma nova civilização.
Somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, teve início a efetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960.
O projeto para a nova cidade foi escolhido através de concurso público. O plano vencedor foi o do arquiteto carioca Lúcio Costa, enquanto Oscar Niemeyer seria o responsável pelo projeto dos edifícios.


construcao-congresso-brasilia
Construção do Congresso Nacional em Brasília.




Cronograma da construção de Brasília



22/10/1956 Iniciam-se as obras de construção da residência presidencial provisória, o futuro Catetinho, que será concluído em 31/10/1956.
15/03/1959 - O projeto de Lúcio Costa foi escolhido vencedor. Observe-se que, nesta data, construções como a do primeiro aeroporto e a do Palácio da Alvorada já haviam sido iniciadas. Ou seja, a construção de Brasília se inicia em 1956; a construção do Plano Piloto, já seguindo o projeto de Lúcio Costa, é que se inicia em 1957.

construcao-eixo-monumental-brasilia
Construção dos prédios de instituições no eixo monumental da cidade de Brasília.


05/05/1959 - Foi fundada Taguatinga, atualmente a mais importante cidade-satélite do DF; embora Taguatinga tendo sido criada como "a 1ª cidade-satélite", já existia na época a "Cidade Livre", atual Núcleo Bandeirante.
21/04/1960 - Brasília é inaugurada. As festividades da inauguração já haviam se iniciado às 16h do dia 20 de abril. Às 9:30h do dia 21/04, os Três Poderes da República se instalaram simultaneamente em Brasília.
1962/64 - Durante os Governos de Jânio Quadros e de João Goulart, a construção da cidade e a transferência de órgãos da antiga capital (Rio de Janeiro) fica quase estagnada. A partir de 1964, Castelo Branco e os demais presidentes militares que o sucederam consolidam Brasília como a capital de fato do País.


construcao-brasilia
Construção do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Palácio da Justiça praça dos três poderes em Brasília.





Voltar Avançar



    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO