imagens-simbolos-do-estado-do-para

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Pará - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE BELÉM


Vista aérea da cidade de Belém capital do estado do Pará na região Norte do Brasil


Belém capital do estado do Pará, tem uma população, estimada em 2016, de 1.446.042 habitantes sendo a área territorial do município de 1.059,458 km². Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Essa fortificação teve inicialmente o nome de Presépio, hoje o histórico Forte do Castelo. Em seu interior, foi construída uma capela, sendo consagrada a Nossa Senhora da Graça. Ao redor do forte começou a formar-se o povoado, que recebeu então a denominação de Feliz Lusitânia, sob a invocação de Nossa Senhora de Belém. Depois de conflitos com indígenas e invasores holandeses, ingleses e franceses a comunidade recebeu o nome de Nossa Senhora de Belém do Grão Pará. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Maria de Belém do Pará, em 12-01-1616, posteriormente tomou-se Belém. Instalado em 12-01-1616.

Em 1676, chegaram, da ilha dos Açores, 50 famílias de agricultores, no total de 234 pessoas. Nessa época, destaca-se a construção da Fortaleza da Barra e do Forte de São Pedro Nolasco. Mas em 1751, devido a importância econômica e política de Belém, o nome do Estado mudou para Estado do Grão Pará e Maranhão, com sede transferida para Belém, tornando a primeira capital da Amazônia. No início do século XX, ocorreu grande avanço na cidade de Belém, porém a crise do ciclo da borracha e a I Guerra Mundial influenciaram a queda desse processo de desenvolvimento. O apogeu foi entre 1890 e 1920, quando a cidade contava com tecnologias que as cidades do sul e sudeste brasileiros ainda não possuíam.

A economia belenense baseia-se primordialmente nas atividades do comércio, serviços e turismo, embora seja também desenvolvida a atividade industrial com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras. O Círio de Nazaré, a maior procissão cristã do planeta, movimenta a economia da Cidade. No período há aquecimento na produção industrial, no comércio, no setor de serviços e no turismo.




Mapa de Localização do município de Belém .






























Complexo turístico na cidade de Belém; a Igreja de Santo Alexandre, com seus belos jardins externos; o Museu de Arte Sacra, repleto de estátuas e artefatos religiosos que retratam a história regional; o Forte do Presépio e a Casa das 11 Janelas.



Vista panoramica da cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil.



Região central da cidade de Belém no estado do Pará na região Norte do Brasil.



Vista do porto da cidade de Belém, tendo o mercado ver o peso ao fundo.



A cidade de Belém victa da Baía do Guajará.



Área interna do aeroporto internacional da cidade de Belém, capital do estado do Pará na região Norte do Brasil.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO