imagens-simbolos-do-estado-do-amazonas

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Amazonas - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE BARCELOS


Vista aérea da cidade de Barcelos no estado de Amazonas na região Norte do Brasil.


Barcelos cidade do estado do Amazonas na região Norte do Brasil, esta distante da capital Manaus 396 km em linha reta, por via fluvial a distância aumenta para 495 km, pelo rio Negro. Tem uma população, estimada em 2016, de habitantes e uma área territorial de km². Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão.

Em seu território está boa parte do Parque Nacional do Jaú, do Parque Estadual da Serra do Aracá e da área de Proteção Ambiental de Mariuá - com mais de 1400 ilhas, considerado o maior arquipélago fluvial do mundo. A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, açai, castanha, macaxeira e mandioca, não abastece as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome. Tem como sua principal fonte de renda a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação dos mesmos.

Foi em Mariuá, Aldeia dos índios Manaus, onde se originou a cidade de Barcelos, o carmelita Frei Matias São Boaventuras fundou em 1728 a Missão de Nossa Senhora de Mariuá. Trinta anos depois, Mariuá é promovida à categoria de vila em 6 de maio de 1758 e recebe o nome de Barcelos transformando-se na capital da capitania de São José do Rio Negro atual Amazonas. Foi a primeira capital da província do Amazonas. Elevado à condição de cidade se chamando Barcelos, pela Lei Estadual nº 68, de 31-08-1938.




Mapa de Localização do município de Manaus e Coari.



Calendário dos eventos no município de Barcelos
Festival do Peixe Ornamental, em Janeiro;
Aniversário da cidade, em Maio;
Festa de Santo Alberto de Carvoeiro, em Agosto;
Festa da Imaculada Conceição de Mariuá, em Novembro/Dezembro;
Réveillon na Praia Grande em Dezembro/Janeiro.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Cidade de Barcelos, vista do Rio Negro.



Centro pastoral da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Barcelos.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1728 pelo carmelita Frei Matias São Boaventura, a missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá era no início uma capela de palha, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, construíram ao lado um hospital e pouco depois um colégio. Passou por diversas reformas desde 1739, não tendo mais nada da original.



Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o centro pastoral, na cidade de Barcelos. Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil.



Prefeitura municipal na cidade de Barcelos, estado do Amazonas, região Norte do Brasil.



Porto na cidade na cidade de Barcelos, Amazonas, Brasil.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Praça na orla do rio Negro na cidade de Barcelos no estado do Amazonas.



Peixes ornamentais, produzidos e exportados, na cidade de Barcelos.



A pesca do Tucunaré é uma atração no município de Barcelos.



Festival do peixe do ornamental, em Barcelos. O público lota a arena de apresentação. Ocorre durante o mês de Janeiro.



Festival do peixe do ornamental, apresentação na cidade de Barcelos.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Festival do peixe do ornamental, na cidade de Barcelos, destaque.



Barco de luxo, transporte de passageiros entre Barcelos e Manaus.



Barco de navegação popular, transporte de passageiros em Barcelos.



Mariuá é o maior arquipélago de ilhas fluviais do mundo, esta localizado no médio rio Negro com mais de 700 ilhas e centenas de lindas praias.



Praias as margens do rio Negro na cidade de Barcelos. Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil.


Abismo Guy Collet - O abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. Está localizada no município de Barcelos. Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil.


Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Cachoeira do El Dorado(maior queda d'água do país) A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d'água do Brasil, com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas. Em linha reta, a cachoeira dista 211 km da sede do município. Foto: Karolina Karaz.



Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Sumaúma, espécie de arvore gigante comum no município de Barcelos.



http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1318339

http://acainanet.com.br/peixe-ornamental-do-amazonas-tem-selo-verde-conquista-unica-no-mundo/

http://tenoriobaz.blogspot.com.br/




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO