imagens-simbolicas-do-estado-de-tocantins

Mochileiro Descobrindo o Brasil - Estado do Tocantins - Turismo e Cultura no Brasil




CIDADE DE ARRAIAS


Vista aérea da cidade de Arraias no estado de Tocantins na região Norte do Brasil.


Arraias cidade do estado de Tocantins na região Norte do Brasil, esta distante da capital Palmas 345 km, tem uma população, prevista em 2016, de 10.752 habitantes e uma área territorial de 5.786,871 km². O município tem grande potencial turístico a ser explorado.

Com a descoberta do ouro na região, escravos em fuga, provenientes de São Paulo e da Bahia, refugiaram-se no lugar que passou a ser conhecido como Chapada dos Negros, dando origem ao arraial da Chapada dos Negros. O garimpo da chapada dos Negros era tão rico que, em 1740, Dom Luís de Mascarenhas, o governador da capitania de São Paulo, veio pessoalmente ao arraial e tomou posse dos veios auríferos. Com auxílio do capitão Felipe Antônio Cardoso, filho de Arraias, e com ajuda também dos escravos, mudou o arraial para outro local, distante três quilômetros onde hoje se localiza a cidade. Juntamente com Domingos Pires, definiu um traçado das ruas e fundou o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias.

Em 16 de agosto de 1807, o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias foi elevado à condição de Julgado, que, em 18 de março de 1809, foi citado no Alvará de D. João VI criando a Comarca do Norte em 1º de abril de 1833, foi elevada à categoria de vila, instalada em 3 de fevereiro de 1834. Em 31 de julho de 1861, readquiriu a condição de vila, desmembrando-se de Monte Alegre, que voltou a ser povoado agora subordinado a Arraias. Em 1º de agosto de 1914, Arraias foi elevada à categoria de "cidade", instalada em 19 de setembro do mesmo ano.




Mapa de Localização do município de Palmas e Arraias.




























Foto da cidade de Arraias, em destaque a igreja matriz.



Museu na cidade de Arraias no estado de Tocantins.



Praça na cidade de Arraias no estado de Tocantins.



Cidade de Arraias no estado de Tocantins na região Norte do Brasil.



Praça, cruzeiro e igreja matriz na cidade de Arraias no estado de Tocantins.



Gruta da Lapa no município de Arraias no estado de Tocantins.




    AC - AL - AM - AP - BA - CE - DF - ES - GO - MA - MG - MS - MT - PA - PB - PE - PI - PR - RJ - RN - RO - RR - RS - SC - SE - SP - TO